Edição impressaConfira a última edição impressa

Hays: 59% das mulheres brasileiras afirmam ter a mesma oportunidade de carreira que homens

Pesquisa global inédita da HAYS intitulada “Diversidade de Gênero”, que contou com quase 6.000 entrevistados de 31 países, aponta que quase metade das mulheres (48%) acredita não ter as mesmas oportunidades de crescimento na carreira do que os homens. Do outro lado, 79% dos homens acreditam que as oportunidades para ambos os sexos são iguais. No Brasil, 59% das mulheres, em comparação a 92% dos homens, dizem ter as mesmas oportunidades independentemente do sexo.

A pesquisa também constatou que, mundialmente, 45% das mulheres, em comparação a 18% dos homens, afirmam que não há igualdade de remuneração entre os sexos para aqueles que ocupam a mesma posição. No Brasil, apenas 30% das mulheres, em comparação a 8% dos homens, dizem que não recebem o mesmo salário que o sexo masculino.

“Como recrutadores, não vemos clientes pedindo para pagar de forma diferente homens e mulheres. No entanto, os homens são mais agressivos na negociação de salários em comparação com as mulheres. Isso pode contribuir para estas estatísticas”, explica Carla Rebelo, Diretora Geral da operação da Hays no Brasil.

De acordo com a Hays, uma organização conhecida por apoiar e participar ativamente do avanço das mulheres no mercado de trabalho, embora o progresso esteja acontecendo, a diversidade de gênero continua a ser uma questão crítica de negócios. “A família no Brasil ainda é considerada como uma responsabilidade da mulher e há uma crença de que as empresas vêm as mulheres como não tão capazes de dedicar o mesmo tempo ao seu trabalho, uma vez que elas tiveram filhos. Esta é uma atitude cultural. Os homens não têm a mesma responsabilidade familiar e isso vai impactar nas oportunidades de carreira das mulheres”, afirma Carla.

A percepção dos brasileiros, tanto homens como mulheres, é acima da média mundial quanto a igualdade de salários, chegando a 70% pelo ponto de vista das mulheres e 92% pelos homens.

Dados Brasil

No Brasil, 51% dos entrevistados disseram que sua organização não tem políticas formais de gênero e 9% não tinham certeza ou não sabiam;

  • 66% dos respondentes afirmam que as mesmas oportunidades de carreira estão disponíveis para ambos os sexos.
  • 76% dos respondentes acreditam que homens e mulheres nas mesmas posições são recompensados de maneira igual pela empresa
  • 70% das mulheres brasileiras entrevistadas acreditam que há igualdade de remuneração entre os sexos, em comparação com 92% dos entrevistados brasileiros do sexo  masculino;Dados Mundiais  

49% dos entrevistados disseram que sua organização não tem políticas formais de gênero e 9% não tinham certeza ou não sabiam;

  • 61% dos respondentes afirmam que as mesmas oportunidades de carreira estão disponíveis para ambos os sexos.
  • 64% dos respondentes acreditam que homens e mulheres nas mesmas posições são recompensados de maneira igual pela empresa
  • 45% das mulheres entrevistadas acreditam que há igualdade de remuneração entre os sexos, em comparação com 82% dos entrevistados do sexo masculino;

 Sobre a HAYS

 

Especializada em recrutar profissionais para média e alta gerência, a HAYS (www.hays.com.br), líder no mercado mundial, tem mais de 50 anos de atuação e é reconhecida como a maior empresa do setor listada na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Pautada em um dos seus principais valores, a paixão por pessoas, oferece serviço consultivo especializado sobre o mercado de trabalho e suas tendências. O grupo conta com 8.300 colaboradores em 237 em 33 países e 20 áreas de especialização no recrutamento.

No Brasil atua por meio de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas para oferecer recrutamento em todos os níveis hierárquicos. No País, a consultoria atua em 15 áreas de expertise, recrutando apenas para vagas permanentes: Hays Accountancy & Finance, Hays Banking, Hays Construction & Property, Hays Engineering, Hays Human Resources, Hays Legal, Hays Logistics, Hays Procurement, Hays Life Sciences, Hays Sales & Marketing, Hays Oil & Gas, Hays Insurance, Hays Retail, Hays Information Technology e Hays Response para projetos e vagas de dinâmica diferenciada. É a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos, Hays Taxation.

Seu modelo de negócios tem como foco qualidade e resultados, base de sua prática comercial, e é 100% voltado à parceria de longo prazo com as empresas requisitantes. Seus consultores têm formação acadêmica e experiência profissional prévia na área de expertise para a qual recrutam, além de possuir especialização em recrutar profissionais e identificar talentos.

– No último ano o grupo recrutou 57.000 profissionais e mais 212.000 posições temporárias.

– A Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, China, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes, Reino Unido e EUA.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.