Edição impressaConfira a última edição impressa

Homem, faça a sua parte

O casal é um só corpo, um mistério que humanamente não dá para ser compreendido. Mas a verdade é esta: homem e mulher já não são dois; eles são uma só carne.
O que é uno não se divide. O corpo, por exemplo, por ser uno, não pode se dividir. Se alguém tentar dividi-lo, não conseguirá; acabará provocando um desastre. Imagine um corpo dividido ao meio: é estrago total. Assim acontece no casamento.
 O casal é uma só carne. A separação deles não é mera separação, mas dilaceramento de um casal e, mais ainda: dilaceramento de uma família! Enquanto estavam noivos, vocês sonharam com a família, lutaram, sofreram, trabalharam, deram tudo por ela. Ainda hoje, em tudo que vocês fazem, pensam na família. Saibam que o único meio de salvaguardá-la [a família] é olhá-la com olhos sobrenaturais. Assim agiu José que, no momento crucial da sua vida, quis resolver tudo em Deus.
Homem, você não se casou apenas para ser feliz nesta vida, nem mesmo para ter filhos e netos. O sacramento do matrimônio vai além disso. Deus tomou uma de suas filhas, amada, escolhida e a confiou a você! O propósito do Senhor é que você se gaste no amor, na dedicação, no sacrifício, na entrega por sua esposa, a ponto de entregá-la para Ele santa, sem mácula e irrepreensível, como nos diz a Palavra de Deus.
O matrimônio tem uma realidade sobrenatural: é um mistério no qual o marido vai formando sua esposa à imagem de Deus, com a cooperação do Espírito Santo. Como um artista que molda a madeira para fazer dela uma linda imagem, o esposo vai modelando sua esposa para transformá-la numa nova criatura para Deus. É uma obra linda, que vai ocupar a vida inteira, e por isso mesmo não pode ser interrompida. Marido, Deus lhe confiou uma obra-prima, e Ele conta com você. Não pare, não desista! Você precisa levá-la até o fim.
Imagine quando você chegar ao céu e apresentar sua esposa a Deus Pai, dizendo: “Senhor, não foi fácil chegar até aqui, não foi fácil também trazer a minha esposa, mas ela está aqui. Atrás de nós estão nossos filhos e nossos netos, numa grande fila. O Senhor confiou a mim esta missão; eis-me aqui: missão cumprida, Senhor!”. O Pai vai olhá-lo com muito amor e, mesmo diante dos seus erros e pecados na caminhada, verá que você não desanimou. Verá que lutou, buscou forças, deu tudo e conseguiu levar sua esposa, aquela filha que Ele lhe havia confiado, de volta a Deus.
Então Jesus vai dizer: “Está bem, servo bom e fiel, foste fiel em pouca coisa, eu te constituirei sobre muito; vem alegrar-te com teu Senhor” (Mt 25,21).

Jesus não vai querer vê-lo sozinho. Sua alegria será receber toda a sua família no Paraíso. E para você também será maravilhoso escutar de Deus: “Servo bom e fiel”. Vale a pena ser homem de fé, não viver a mentalidade do mundo, dizer “não” ao pecado e a todos os atalhos para ouvir do Senhor esta palavra: “Servo bom e fiel”.
Quando o Senhor prometeu a Abraão uma grande descendência, Sara, no desespero, pegou um atalho, que naquele tempo era permitido: “Eis que o Senhor me impede de dar à luz. Vai, pois, à minha serva, talvez através dela eu tenha um filho” (Gn 16,2).

Abraão se aproximou de Agar, a escrava, e ela concebeu Ismael. Mas, Abraão, Sara e a própria Agar só tiveram problemas, pois não era esse o caminho do Altíssimo. Esse era um desvio. Muitas vezes, a tentação apresenta atalhos e você acaba buscando a maneira mais fácil, como Sara e Abraão. Mas o atalho só traz complicação: ele não é o caminho.Imagine-se em um lugar fechado, cuja saída única é um pequeno buraco no teto. De repente, tudo começa a pegar fogo e você precisa se salvar. Para sair, vai precisar fazer muita força, e o primeiro membro do seu corpo que consegue passar e sair é a cabeça. Ora, por onde passa a cabeça, passa o corpo todo. A família é o seu corpo; sua esposa é o coração; e os filhos, os membros. Por isso, ainda que seja doloroso, é preciso que você, que é marido e pai, passe. Sim, você que é a cabeça precisa passar. Não desanime, não pare no meio do caminho! É preciso que você, como José, não assuma decisões humanas, mas decisões da fé. Sua esposa vai ajudá-lo muito, porque ela é o coraão. Deus agirá, mas você precisa fazer a sua parte.
A humilhação que ela tem passado por suas ausências, irresponsabilidades, infidelidade, falta de oração, tudo isso que causou à sua esposa tanto sofrimento que será de grande valor para que você, que é a cabeça, consiga passar. Mas é preciso passar! A santidade de sua esposa vai cooperar muito, mas quem tem de passar é você. Será você quem abrirá caminho para os que virão atrás.
Seus filhos também poderão ajudá-lo. Graças a Deus, são muitos filhos que estão levando os pais para Deus, impulsionando-os, incentivando-os. Se o pai passa, a esposa, os filhos e a família inteira passam também. Reflita sobre isso e tome uma atitude neste Natal.

*Monsenhor Jonas Abib é fundador da Comunidade Canção Nova, que há um ano recebeu o Reconhecimento Pontifício e foi elevada à condição de Associação Internacional de Fiéis. (www.cancaonova.com)   

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.