Edição impressaConfira a última edição impressa

Homenagem a Dona Sebastiana Marques

Às 17 horas, todos os dias, uma figura serena, alegre, com uma grande disposição, subia a rua Francisco Marques da Costa. Era D. Sebastiana Marques que com grande sorriso nos lábios, cumprimentava as pessoas com quem cruzava, e ia em direção a Igreja Matriz, onde estava a sua espera, um bando de crianças.

D. Sebastiana era catequista. Preparava um número grande de meninos e meninas para a primeira comunhão. Naquele tempo, o Monsenhor Pedro Cintra era bem exigente. Os catequizandos não podiam perder seque um dia a Santa Missa. Eram reprovados! Não podiam fazer a primeira comunhão! D. Sebastiana, com muito amor, ensinava. Ela não precisava de fórmulas para ensinar. Falava às crianças de um Jesus que estava bem perto deles. Falava de um Jesus que ela trazia dentro de si. As palavras brotavam de seus lábios com a maior facilidade.

Ela era e continua sendo, testemunha viva da presença de Jesus em seu coração. Isto ela ensinava para seus alunos, mostrando a eles o quanto é importante testemunhar Jesus nos seus afazeres do dia-dia, na maneira de tratar as pessoas.

D. Sebastiana Marques marcou a vida de muitos jovens de várias gerações.

Hoje, alguns desses jovens já são pais de família, outros até abraçaram a vida sacerdotal. Mas mesmo longe de sua terra natal, vivendo em um mundo tão diferente daquele tempo, continuam trazendo em seus corações e suas mentes, os ensinamentos daquela catequista querida.

Todos, mesmo vivendo longe ou aqui, queremos agradecer à esta professora querida, amiga que soube levar Jesus a todos que dela se acercava.

Obrigado D. Sebastiana Marques por a Senhora existir. Obrigado pelos seus belos ensinamentos e seus bons exemplos.

Esta pequena homenagem é em meu nome, em nome dos meus filhos e garanto, todos que lerem estarão também lhe homenageando e lhe agradecendo.

Maria Dalva Bertolaccini Santos

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.