Edição impressaConfira a última edição impressa

Hospital Santa Isabel é referência em tratamento renal

 Com um dos equipamentos mais modernos do Brasil para tratamento não-invasivo de cálculos renais, Hospital da Santa Casa é referência em doença que atinge um terço da população mundial

 

O Hospital Santa Isabel, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, inaugurou na recém-reformada unidade Veridiana a Unidade de Litotripsia Extracorpórea. O tratamento, conhecido como LECO elimina cálculos renais entre meio centímetro e dois centímetros e meio através de ondas eletromagnéticas, sem a necessidade de cirurgia. “A LECO cria uma onda eletromagnética numa bolha de água, dentro da ogiva do equipamento, essa onda, por ter sido gerada na água, atravessa o tecido, os órgãos e até mesmo os ossos, pois também são constituídos de líquido e, ao encontrar a pedra renal, que não tem água em sua composição, causa um impacto que desfragmenta o cálculo e permite sua eliminação pela urina”, explicou o Urologista do Hospital Santa Isabel, Dr. Celso de Oliveira.

 

A Unidade de Litotripsia do Hospital Santa Isabel conta com um equipamento importado da Alemanha e é um dos mais modernos do mercado. Além da pulverização dos cálculos, ele permite, caso haja a necessidade, a colocação de um cateter interno entre a bexiga e o rim, que facilita a eliminação das partículas da pedra.

 

Para tratar exclusivamente cálculos renais, a Unidade de Litotripsia do Santa Isabel conta com Sala de Exames, Sala de Comando e Área de Repouso. O tratamento é rápido e eficaz e, em vantagem a outros tratamentos invasivos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia: “Um terço da população mundial sofre de cálculos renais. O perfil desse doente é geralmente de pessoas entre 20 e 40 anos, ou seja, pessoas extremamente ativas e que trabalham. A vantagem da LECO é que o paciente faz o procedimento e é liberado no mesmo dia e pode voltar às suas atividades normalmente no dia posterior”, explicou Dr. Oliveira.

 

Dr. Oliveira também falou sobre alguns comentários de supostos malefícios desse tratamento: “Algumas pessoas dizem que é um tratamento que, a longo prazo faz mal, porém isso não é verdade, todos os estudos até hoje desmentem essa teoria. Em todo caso, não deve se cometer exageros. As seções de LECO são como um antibiótico que o médico receita, se tomado em excesso, faz mal. Fazemos no máximo três seções no paciente, caso não resolva, a pedra é retirada de outra maneira”.

 

Após a seção de LECO, o paciente é liberado e não precisa da intervenção de medicamentos, a não ser que a eliminação dos fragmentos causem dor, porém como a pedra é pulverizada em pedaços muito pequenos, não costuma doer. É recomendado a ingestão de líquidos e alimentação equilibrada para evitar cálculos renais, quem ingere muito cálcio, como leite, queijo e derivados está mais propenso a apresentar pedra nos rins, em todo caso, não há um método de total eficácia para a prevenção da doença.

Hospital Santa Isabel – Unidades Jaguaribe e Veridiana

Inaugurado em maio de 1972, o Hospital Santa Isabel foi criado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para atender a pacientes de convênios e particulares, sendo referencia nas zonas Oeste e Central de São Paulo.

O Hospital recebe em torno de 83 mil pessoas por ano em seu Pronto-Socorro, realiza 7 mil internações e 7 mil cirurgias, além de 80 mil atendimentos ambulatoriais.

Seu Corpo Clínico conta com profissionais altamente qualificados, em sua maioria, professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O Hospital Santa Isabel prima pelo atendimento médico hospitalar de excelência, personalizado e humano. As unidades Veridiana e Jaguaribe possuem modernas instalações, arquitetura sofisticada e equipamentos de última geração.

Exames de qualidade técnica, aliado ao conforto das instalações e a agilidade nos resultados oferecem tranquilidade e segurança aos seus pacientes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.