Edição impressaConfira a última edição impressa

Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Cubatão comemora 30 anos em Borda da Mata

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Cubatão, com sede localizada a Rua Capitão Cipriano de Castro, 680, comemorou aniversário de 30 anos de fundação em Borda da Mata com congresso realizado no salão de eventos da APAE nos dias 21, 22 e 23 de junho . O culto de abertura do congresso festivo contou com a participação do Pastor Carlos Roberto Silva, presidente do Ministério de Cubatão e também da COMADESP, caravanas vindo da sede do ministério, São Paulo, Mogi Guaçu e cidades circunvizinhas como Ouro Fino, Crisólia, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Piranguçu e Itajubá, bem como de pastores congregacionais de várias denominações evangélicas de Borda da Mata e autoridades convidadas para o evento. Foram três noites de cultos e a manhã de domingo com Escola Bíblica Dominical especial ministrada pelo Presbítero Gesiel Ramos de Itajubá. Participaram cantores evangélicos e pregadores da Palavra de Deus . Segundo os organizadores participaram do congresso cerca de mil pessoas entre fiéis e visitantes para honra e glória do Senhor Deus. Ao final de cada culto era servido jantar aos presentes e um bolo para comemorar a data histórica. A fundação da igreja se deu no ano de 1989 com salão alugado na Rua Pe. José Oriolo e posteriormente fora adquirido um terreno no Bairro São Judas que estava ainda em formação com poucas casas. Neste terreno com recursos básicos da sede ministerial e com a ajuda e participação dos membros da igreja local fora construído o templo bem como casa pastoral que veio a abrigar cerca de 12 pastores cada qual em sua época enviados pelo ministério para pastorear a igreja, os quais foram homenageados durante o congresso. Começando pelo Pr. José Silva de Lima no dia 29 de abril de 1989 que permaneceu por nove meses na cidade.
O tempo foi passando e no início dos anos 90, o Pr. José Roberto substitui o Pr. Lima e prossegue a fazendo a obra por mais um ano seguido pelo Pr. Manuel Francisco que vai ficar pastoreando a congregação por um período aproximado de 04 anos.
Nesta época pelo Governo do Estado de Minas Gerais fora construída e inaugurada a Escola Estadual Lauro Afonso Megale formalizando a abertura do Bairro São Judas e os visionários e empreendedores pastores acharam por bem adquirir um terreno naquelas bandas, onde haviam ainda pouquíssimas casas. E na gestão pastoreal do Pr. Manuel Francisco fora construída a igreja, localizada a Rua Capitão Cipriano de Castro, 680, com investimento e recursos da sede ministerial e a ajuda dos primeiros convertidos, que dentre os quais estavam o casal Pedro Silveira e Antonina Rezende Silveira os quais deixaram um legado para sua família, sendo que hoje os filhos, netos bisnetos e tataranetos pertencem como membros do ministério de Cubatão. Ao casal juntaram-se também os recém chegados de Itanhaém Pb. Diogo e sua esposa Elisa Macegosa, tendo sido realizados cultos domésticos nas casas de ambos.
Adiante no tempo o ministério envia o Pr. Francisco Trindade em cuja gestão de aproximadamente dois anos fora construída a casa pastoral. Seguido pelo Pr. Romualdo e após Pr. José Severino de Lima.
A obra cresceu e floresceu na cidade e expandiu-se para o Distrito do Cervo onde fora alugado um salão pequeno bem na entrada do povoado tornando-se uma sub congregação. Na virada do século, no início do ano 2000, assume o pastorado de um ano na congregação o Pr. Joseilton Vicente Ferreira e após vem para a sua primeira passagem à frente da congregação o Pr. Aroldo Dutra dos Santos, o precursor dos missionários deste ministério.
Período em que fora adquirido um terreno no Distrito do Cervo onde havia uma casa e um pequeno salão para onde fora mudada a sub congregação, em meio a muitas dificuldades.
Na sucessão que se seguiu assumiu o trabalho pastoral, Pr. Nerival Inocêncio que permanece por aproximadamente três anos, período em que se deu a construção do templo da congregação do Distrito do Cervo, por onde passaram vários servos de Deus, como Pr. Alcidenor, Pr. Silvio Fernandes, dentre outros.
Em seguida o ministério envia Pr. Silvano Gomes de Moura que também permanece nesta cidade pastoreando por um período de três anos. Depois retorna na sua segunda passagem Pr. Aroldo Dutra para mais três anos de trabalho frente a obra do Senhor, para ser substituído pelo Pr. Henrique Alves Filho o qual pastoreia por mais um triênio e novamente é sucedido pelo Pr. Aroldo Dutra em sua terceira passagem por esta que se torna sede de um setor composto de duas congregações, sendo a congregação do Distrito do Cervo, dirigida pelo Presbítero Jessé Floriano e a localizada nesta Comarca localizada a Av. Lauro Megale, 1.200, dirigida pelo Pr. Gilmar Pereira Lemes, sendo que ambos os dirigentes são filhos da terra e do ministério.
Findando sua terceira gestão à frente da igreja em Borda da Mata, no início do ano fluente, houve nova sucessão vindo a assumir o pastorado desta sede setorial Pr. Leandro Limão dos Santos em cujo ano se comemora trinta anos desde a sua fundação, que conta hoje com dois templos próprios e casa pastoral, grupo de obreiros e obreiras, cooperadores, diáconos, presbíteros e pastores atuantes em todos os departamentos da igreja, sendo liderados Pelo Pastor Presidente Carlos Roberto Silva e o Presidente de honra, Pr. Josias Almeida Silva.
É a colheita dos frutos em meio a nova semeadora para o ano de crescimento e consolidação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam