Edição impressaConfira a última edição impressa

Léo Guimarães, escritor e poeta de Borda da Mata, lança seu novo livro Luminar

A noite de 15 de agosto de 2023 foi de muita cultura e emoção, quando o escritor e poeta Léo Guimarães, de Borda da Mata, recebeu no Plenário da Câmara Municipal familiares, amigos e admiradores para a cerimônia oficial do lançamento de seu novo livro Luminar. Esse é o segundo livro solo de sua carreira, que em outubro comemora 15 anos de atividade literária. Também é coautor em mais de 35 livros dentre Antologias e Coletâneas, com poesias e crônicas participantes em concursos nacionais e internacionais.

Na mesa de honra da Cerimônia estavam o Vice-Prefeito, Célio Domingos Cabral dos Santos, representando o Prefeito Municipal, Afonso Raimundo de Sousa; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jefferson Luiz Oliveira Rosa; Maria das Graças Carvalho Mello, representando a Juíza da Comarca de Borda da Mata, Dr.ª Elaine de Almeida Lopes Jardim; o Diretor do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Mayke Riceli, representando também a Academia Pouso-alegrense de Letras, nas pessoas da Presidente de Honra, Maria Eunice Duarte Cheberle e a Presidente Executiva; Maristela Saponara Corrêa; e o Representante do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Alencar Junior.

A condução do cerimonial ficou a cargo da Vereadora Joseli Brandão, amiga pessoal e grande incentivadora do escritor, figura segundo ele, essencial para o sucesso de Luminar. E após a formação da mesa de honra, as autoridades presentes fizeram seus breves pronunciamentos. O Vice-Prefeito Celinho destacou sua amizade desde a infância com Léo, lembrando que naquela época já existia esse gosto pela escrita e pela literatura. O Vereador Jeffinho também elogiou o escritor, dando os parabéns em nome dos demais vereadores e colocando a Câmara Municipal sempre à disposição para essas atividades culturais que engradecem o nome de Borda da Mata. Maria das Graças (Gracita) transmitiu as felicitações da Juíza da Comarca, Dr. ª Elaine e destacou o quanto Léo é um orgulho para Borda da Mata, falando em nome também de seu esposo Professor Jorge, de quem o escritor foi aluno de Educação Física. O Diretor do Museu Tuany Toledo, de Pouso Alegre, Mayke Riceli enalteceu as qualidades de Léo enquanto Imortal da Academia Pouso-alegrense de Letras e como grande colaborador de todas as atividades culturais do Museu. Por fim, o representante do Departamento de Cultura, Alencar Junior comparou Luminar a uma nova estrela na carreira literária de Léo Guimarães e desejou a ele toda uma constelação nessa profícua jornada.

O ponto mais esperado da cerimônia foi o discurso do escritor Léo Guimarães, o grande anfitrião da cerimônia, quando ele agradeceu a presença das autoridades constituídas e de todos que prestigiaram o evento. A palavra da noite foi gratidão. Ele agradeceu a Deus e Nossa Senhora, presença, proteção e inspiração em sua carreira. Carinhosamente agradeceu a sua esposa Josy Guimarães, além dos filhos Ísis Aparecida e Levi Emmanuel. Aos pais Benedito e Maria do Carmo conferiu um Certificado de Reconhecimento e Gratidão pelos valiosos ensinamentos de uma vida toda. Conferiu também um Certificado de Destaque Amiga da Literatura para a Vereadora Joseli Brandão, que além de ter conduzido o cerimonial, foi essencial para que o sonho de publicar Luminar se tornasse realidade, como grande incentivadora.

Léo agradeceu especialmente a todos os seus amigos empresários que colaboraram durante o período de produção de Luminar através da iniciativa Empresa Amiga da Literatura, sendo: Padaria Primor (Beto e Rose Pádua), MR Day Hospital (Dr. Maury e Dr.ª Rosângela), Assessoria Contábil Santos e Machado (Madú Machado), C&C Tecnologia da Informação e Rastreamento (Célio Cabral), Gás do Jairinho (Neide e Jairinho), Inside – Imagem e Diagnóstico (Dr. Edmundo e Dr.ª Vanusa) e Minas Brasil Assessoria Turística e Cultural (Rogério Rosa). Registrou sua gratidão também a todos que o prestigiaram na ação de pré-venda do livro. E não poderia deixar de homenagear seu grande amigo e parceiro Donizete Sousa, Diretor do Tribuna Popular, ao qual conferiu um Certificado de Destaque Amigo da Literatura, demonstrando assim o importante papel desse  jornalista na imprensa do Sul de Minas Gerais.

Luminar tem 284 páginas e o selo da Editora Perse. É composto de lindas poesias que retratam Minas Gerais, falam de amor, sentimentos, reflexões, além de homenagens e poesias infantis, essas ilustradas pela talentosa Nicoly Augusta Barbosa Teixeira, de 9 anos, da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos. Apresenta ainda dois cordéis e poesias de assuntos diversos. Nas crônicas ele fala da pandemia do Covid 19, ansiedade, recordações e outros assuntos. A releitura de um conto de Charles Dickens e um artigo sobre o Patrimônio Histórico de Borda da Mata fazem parte da obra. Na seção final de Luminar, chamada Imprensa, o autor reproduz matérias sobre ele veiculadas principalmente no Tribuna Popular, além das homenagens feitas por ele na ocasião do falecimento da ex-primeira-dama Claret de Melo, da professora Claret de Freitas, da ex-secretária de educação Dona Olívia e de seu avô materno João Batista de Carvalho, o Paraná.

Vale a pena conferir essa obra incrível e emocionante, contribuindo assim com a carreira literária de Léo Guimarães, valorizando a cultura local e engrandecendo a história de nossa Borda da Mata. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o autor por mensagem privada no Facebook “Josi Léo Guimarães” ou no Instagram “@leodaborda” e receberão as instruções de como comprar Luminar e receber em sua casa com uma dedicatória personalizada toda especial. E o nosso escritor não para nunca, já está participando de novas Antologias e Coletâneas, além do novo livro “Poemas e Crônicas de Borda da Mata – Portfólio Histórico-Cultural” com o qual está participando do Edital da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Sucesso!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.