Edição impressaConfira a última edição impressa

Mais de 290 professores estaduais recebem capacitação sobre o Currículo Básico Comum a partir desta quarta

Professores do 6º ao 9º ano de escolas estaduais do polo Ouro Fino da SRE Pouso Alegre recebem, a partir desta quarta-feira, 17, capacitação sobre o Currículo Básico Comum (CBC).

A atividade é destinada a professores de todas as disciplinas e visa o aperfeiçoamento das práticas de ensino, por meio de oficinas para cada área de atuação, e também do uso do Caderno de Boas Práticas, no qual são redigidas, por exemplo, orientações para o trabalho além de ações concretas para que elas realmente aconteçam.

A capacitação sobre o CBC teve início no dia 25 de março no polo Cambuí, onde foram capacitados, até 27 de março, mais de 300 professores em diferentes áreas. De 3 a 5 de abril, foi a vez de mais de 500 professores receberem a capacitação no polo Pouso Alegre. No polo Ouro Fino, as atividades vão ser concluídas no próximo dia 19.

Durante as oficinas, são discutidas novas ferramentas, a fim de que as aulas sejam mais interativas e atrativas para os estudantes. Para a professora Mariana Angelita dos Santos, que leciona Matemática na E.E. Professora Maria Vitorino de Souza, em Senador Amaral, “as tecnologias estão presentes no dia-a-dia do educador e principalmente do educando. Não se pode manter afastado da tecnologia, muito menos, excluí-las da sala de aula, temos que fazer dela um instrumento para auxiliar e até mesmo facilitar as aulas e tornando-as mais atrativas”. José Eduardo do Couto Barbosa, professor de Ciências na E.E. Dr. Moreira Brandão, em Camanducaia, também considera importante o uso de novas tecnologias em sala sala: “ Diante dos constantes e dinâmicos avanços tecnológicos, principalmente na área de informatização da comunicação social, torna-se essencial, ou até mesmo indispensável, o envolvimento do professor, como mediador da aprendizagem, no uso destes recursos para a construção do conhecimento efetivo de maneira integrada a realidade vivenciada no mundo atual”, comenta o professor.

A capacitação é vista pelos professores participantes como uma oportunidade de se atualizarem no que diz respeito às novas tecnologias, já que o acesso dos alunos a elas é cada vez maior. De acordo com o professor Clóvis Henrique Ditoni, que ministra aulas de Língua Inglesa na E.E. Moreira Brandão, em Camanducaia, as atividades “ajudam no esclarecimento de algumas dúvidas quanto ao planejar, criticar e também na interação de trocas de experiências. Esta capacitação está nos ajudando quanto ao medo de formular, elaborar planos de ensino com mais eficiência e precisão, onde o aluno é o foco”.

A professora de Educação Física Gislayne Melo Simões Almeida, da E.E. Professora Maria Vitorino de Souza, de Senador Amaral, também comenta sobre a necessidade de renovação da prática pedagógica: “É dever de cada professor, buscar se aperfeiçoar, ampliar seus conhecimentos (práticos, teóricos e tecnológicos) para que possa estar sempre em sintonia com seu público alvo, e desta forma caminhar junto com os mesmos e não na contra mão. Os recursos tecnológicos devem fazer parte como suporte, uma vez que torna as aulas mais dinâmicas e interativas”. “Tudo é novo na Educação, o aprender sempre será capacitação. Não podemos parar. Devemos avaliar e diagnosticar para uma nova etapa do processo Ensino Aprendizagem. Capacitar será sempre renovar”, completa Thales José Araujo, professor de Matemática da E.E. Verner Greenberg, no distrito de Monte Verde, em Camanducaia. Mais informações podem ser obtidas 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.