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Mais turistas para Monte Verde em Minas Gerais

Projeto aponta oportunidades de diferenciação e competitividade para o destino

O Sebrae-MG  apresentou proposta para reforçar a competitividade dos pequenos negócios do setor turístico de Monte Verde. A iniciativa faz parte do projeto Foco Competitivo, que oferece aos empresários de meios de hospedagens, comércio e agências de receptivos, estratégias para melhorar a atratividade do destino turístico e impulsionar os negócios.

 “Monte Verde tem potencial, entre eles a localização estratégica e a qualidade dos serviços prestados. Queremos aprimorar o que habitualmente já vem sido oferecido na região”, afirmar Matheus Cotta de Carvalho, diretor de Operações do Sebrae-MG. 

Os trabalhos do Sebrae-MG  em Monte Verde começaram em junho. Inicialmente foram identificados os desafios enfrentados pelo destino, entre eles: a falta de identidade da região e profissionalização do setor, número reduzido de ofertas de atividades para o turista e a necessidade de uma maior integração dos empresários.  

 “Estávamos sem rumo, agindo individualmente e sem resultado. Esperamos que o projeto nos ajude a fidelizar os clientes para que eles possam voltar mais vezes à cidade”, diz Ronaldo Couto, da Pousada Vila do Sol. 

Após uma análise sobre o setor, o grupo formado por 150 empresários foi convidado a conhecer e participar do projeto. No último encontro, realizado em agosto, o Sebrae-MG apresentou aos empresários as tendências, oportunidades de negócios do setor e boas práticas em países da Europa.

 “Queremos estar preparados para receber e atender bem os turistas. Acredito que o projeto irá nos ajudar neste sentido”, declara José Sebastião Justino, da Amanita Estalagem.  

Os empresários também conheceram as oportunidades para conquistar clientes. O charme e a natureza foram apontados como diferenciais do destino para o desenvolvimento de atrativos que ajudem a aumentar o fluxo turístico na região. Também foram identificadas possibilidades de melhorias em comunicação, no desenvolvimento de ofertas complementares e no reforço de uma nova identidade local.

A próxima etapa do projeto prevê mais um encontro com os empresários, em novembro. Serão definidas ações de reposicionamento da identidade da região e expansão do destino para novos mercados. 

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