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Médicos, agentes de saúde e motoristas participam de reunião para reestruturação da Secretaria de Saúde de Borda da Mata

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Os profissionais da Saúde participaram no dia 21/02/2013, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima, de reuniões com a vice-prefeita e médica Rosângela Rocha Monteiro, a gestora hospitalar Márcia Monteiro, a secretária de Saúde Nádia Maria dos Santos Pádua e o coordenador do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), André Luiz Siqueira, sobre a reestruturação da Secretaria de Saúde para aprimorar o atendimento, como adequação de horários, prestação de esclarecimentos à população, normas e prazos para marcação de exames e consultas, responsabilidade dos funcionários, entre outras estratégias.

Os médicos do ESF participantes expuseram as experiências, principais dificuldades e reclamações da população, em contrapartida, discutiram soluções para que o atendimento seja otimizado. Entre elas, esclarecer a população sobre o trabalho prestado nos postos, unidades básicas, pronto atendimento e centro médico. Os médicos do programa Estratégia Saúde da Família exercem um trabalho de prevenção e de acompanhamento da família. O Pronto Atendimento é para casos de urgência e emergência, em que há risco de morte iminente. O ambulatório realiza consultas agendadas e encaminhadas pelo médico do programa ESF. A intenção é unir ainda mais os três setores e fazer com que a população procure o atendimento médico de acordo com a necessidade.

No encontro de agentes de saúde, foram dadas instruções e esclarecimentos sobre agendamentos de consultas e exames para que elas possam orientar corretamente as famílias atendidas e assim agilizar o atendimento. De acordo com Rosângela, com a presença de uma assistente social no Centro Médico e o trabalho das agentes, vai ser possível agendar consultas e exames, de acordo com a avaliação médica e social, primeiro para quem precisa imediatamente, enquanto outros pacientes podem esperam um pouco mais. A secretária Nádia ressaltou que um dos problemas é que muitos pacientes têm exames marcados, não comparecem e tiram a vaga de outro.

A dentista Maysa Monteiro Rosa explicou sobre o agendamento do dentista, no qual o paciente primeiro passa por uma triagem para ser avaliado e então será atendido de acordo com a necessidade do tratamento. Ela esclareceu ainda que a dor de dente é um caso de emergência e o paciente é atendido imediatamente. Maysa também informou sobre a pessoa que precisa de prótese total (dentadura), estes pacientes não precisam passar pela triagem, ele é encaminhado à assistente social e atendido posteriormente à avaliação. A gestora Márcia enfatizou a importância de tratar as famílias atendidas com carinho, respeito e dignidade e distribuiu uma cartilha sobre boas práticas de convivência.

Na reunião com os motoristas, Rosângela falou sobre a responsabilidade e importância dos motoristas no transporte dos pacientes, da necessidade de cuidado com os veículos, em contrapartida, apresentou as propostas de melhorias no setor, como adequação de horários e utilização de uniforme.

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