Mineiros celebram o início das obras da Catedral Cristo Rei
|Graças aos gestos concretos de solidariedade e doação, começou a ser construída, em Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei. Para celebrar o início das obras, foi realizada uma solenidade no Domingo da Misericórdia, dia 7 de abril. O evento contou com missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Na oportunidade, os operários que já estão trabalhando nas obras receberam uma bênção especial do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Quando estiver concluída, a Catedral Cristo Rei poderá receber cinco mil fiéis, em sua parte interna, e outros 15 mil, em sua praça externa. Será um espaço para grandes celebrações, local de encontro e congregação. Sua infraestrutura foi preparada para ampliar ainda mais as iniciativas sociais da Igreja, voltadas para os mais necessitados. Entre outras instituições, a Catedral Cristo Rei vai abrigar as pastorais sociais, veículos de comunicação e o Memorial da Arquidiocese.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral será formada por duas peças laterais, com 100 metros de altura. Essas peças sustentarão uma cúpula de 60 metros de diâmetro. Três pavimentos formarão uma grande praça, que terá um altar equipado com concha acústica e estrutura para missa campal, um espaço que também será ideal para manifestações culturais e artísticas. A Cruz de Cristo Rei, que já foi erguida no terreno, é feita de aço e nióbio, minérios de Minas Gerais. O campanário terá sete sinos que representam as notas musicais.
Durante a Missa que marcou o início das obras, dom Giovanni D’Aniello manifestou o desejo de que a Catedral Cristo Rei, brevemente, torne-se lugar para a vivência da comunhão fraterna. “Que Nossa Senhora da Piedade nos ampare nesta caminhada”, suplicou.
A Catedral Cristo Rei será construída a partir de doações. Para saber como ajudar, basta acessar o site www.catedraldebh.com.br ou ligar para 3209-3559.