Edição impressaConfira a última edição impressa

A Morte do Grande Mestre

Alberto Perez

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará… Bondade e Misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por todo o sempre” (Sl. 23-6)
Essa maravilhosa passagem bíblica dos belos Salmos de Davi nos emociona profundamente. Temos consciência de que somos pais com defeitos; mas Deus, revelado por Jesus como “PAI NOSSO”, é um progenitor perfeito. Se cada um de nós, embora imperfeito, é capaz de fazer o impossível pelo bem do filho, imaginemos como Deus deverá nos receber um dia!… E o mais importante é saber que seu Amor é tão grande que foi capaz de dar a própria vida para nos salvar!
É consciente desta confortadora realidade que inicio esta singela homenagem a meu querido professor ALBERTO PÉRES. Após longa e admirável vida (95 anos), com certeza foi recebido com festa nas paragens celestiais.
Filho de Augusto Péres e Maria Silveira Péres, era natural de Borda da Mata. Viúvo de Jupira Klyer Péres, com quem teve 03 (três) filhos: Adilson, Airton e Alberto Júnior.
Foi professor e advogado de elevado conceito; sem qualquer dúvida, um dos mais ilustres filhos bordamatenses. Nós o conhecemos, em 1951, quando com 11 anos fomos para o internato do Colégio São José de Pouso Alegre. Alberto Péres era um dos mestres, lecionando português. Suas aulas eram as melhores, pela riqueza de seu conteúdo, eloquência e profunda dedicação ao ensino. Orador nato, sempre convocado a falar em todos os eventos importantes da escola. Amava a literatura, ensinava versos poéticos da mais refinada sensibilidade, estimulava e insistia na redação de textos e leitura, como meios eficazes para o domínio da matéria. Enfim, um mestre na acepção da palavra a indicar o caminho do conhecimento aos seus alunos.
Tempos depois, mudou-se para Brasília, a capital brasileira, onde fundou uma Universidade (CEUB) da qual foi reitor. Ao que temos notícia, continuou o seu fecundo trabalho de mestre por excelência, atuando no magistério universitário, em fiel cumprimento à missão assumida por vocação. Assim, o já saudoso Professor Alberto Péres conseguiu multiplicar os talentos que Deus lhe confiou. Sempre admirado e respeitado, tornando-se verdadeiro ícone ou ídolo de seus alunos.
Infelizmente, após trilhar essa brilhante trajetória de vida, semeando e espargindo as sementes do saber, o mestre querido veio a falecer. Após ter “combatido o bom combate”, encerrou sua carreira, deixando para seus discípulos o exemplo de uma vida inteiramente dedicada à sua estimada família e ao ensino secundário e universitário.
Aos filhos e demais familiares, nossos sentimentos de pesar pela perda inestimável do seu guia e benfeitor, enquanto nós, seus ex-alunos agradecidos, rogamos ao Senhor pela sua plena felicidade, no reencontro com seus entes queridos.
Borda da Mata, fevereiro de 2.015.
Gustavo Dantas de Melo

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.