Edição impressaConfira a última edição impressa

Número de eleitores ultrapassa o de habitantes em quatro cidades do Sul de MG e no próximo ano deverá ter recadastramento por biometria digital

Diferença acontece em Senador José Bento, Fama, Ingaí e Seritinga. TRE diz que fato é comum e é conhecido como vínculo afetivo.

Um levantamento do G1 aponta que quatro municípios do Sul de Minas têm mais eleitores do que habitantes. Segundo a pesquisa, a cidade onde está a maior diferença é Senador José Bento, com 631 títulos a mais que o número de moradores. Fama aparece logo depois com 303 eleitores a mais, seguido por Ingaí, com 93 e Seritinga com 18 eleitores a mais. Nas últimas eleições de 2012, outras três cidades faziam parte da lista: Claraval, São João da Mata e Wenceslau Braz.
Ainda segundo o levantamento, 190 cidades do país têm mais eleitores do que habitantes. O Tribunal Regional Eleitoral diz que isso é comum e acontece por que os jovens saem para estudar ou trabalhar e não transferem o título. É o que o TRE chama de vínculo afetivo, ou seja, as pessoas vão embora em busca de oportunidades, mas não querem deixar de participar das ações da cidade.
O chefe do Cartório de Pouso Alegre, que é responsável pela cidade de Senador José Bento, Milton Gonçalves Júnior, afirma que esta diferença não é irregular e que é comum acontecer em municípios menores. Ainda segundo ele, para diminuir essa desproporção, está previsto para o ano que vem um recadastramento dos eleitores por biometria digital. Os moradores que não comparecerem terá o título cancelado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.