Edição impressaConfira a última edição impressa

O 11 DE SETEMBRO DE 2001

Os ataques terroristas de 11 de setembro foram uma série de atentados suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de setembro de 2001. Neste ano de 2009, portanto, estaremos rememorando oito anos destes eventos que mudaram o rumo da humanidade.Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados por fundamentalistas islâmicos ligados à organização terrorista Al Qaeda, sendo que dois deles colidiram contra as torres gêmeas do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros deste último vôo enfrentaram os supostos sequestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3.234 pessoas e o desaparecimento de 24.Esses ataques de fato mudaram a história do mundo. Lembro-me que naquele dia estava na sala de aula, falando sobre o papel dos Estados Unidos no mundo contemporâneo. Um dos alunos não tirava seus fones de ouvido e eu pedi gentilmente que ele os tirasse, afinal, estávamos no meio de uma aula importante que seria solicitada numa prova próxima. Meu aluno, entretanto, apavorado disse bem alto:– O W.T.C. acabou de ser atacado! Num primeiro momento havia dúvidas se era um avião de pequeno porte que havia atingido aquele colosso da arquitetura norte-americana ou um atentado a bomba. Entretanto, quando o segundo avião acertou a segunda torre em cheio, tivemos a certeza de que não era um acidente comum, mas um atentado terrorista. Quando o terceiro avião atingiu o Pentágono, pensávamos que estava começando a terceira guerra mundial.Foi um dia como nenhum outro. Uma situação tão absurda e insólita como nunca antes havíamos vivido.A partir daí a história do mundo se modificaria rapidamente. O governo de George W. Bush se agarraria à questão da ameaça de terrorismo para atacar países como o Afeganistão e o Iraque, além de redobrar as medidas contra a liberdade de circulação e de informação nos Estados Unidos e, por consequência, em todo mundo. Quem viveu aquele dia 11 de setembro de 2001, certamente jamais se esquecerá e notará o quanto aquela data marcou a história mundial.

 

Após aquele momento, podemos afirmar que os Estados Unidos entraram em decadência? Acredito que não. Mas obviamente não veremos apenas os norte-americanos como líderes do mundo. Eles terão de dividir essa liderança com a China, com a União Européia e com outros países que estão despontando como potências mundiais.

*Ricardo Barros é Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Bacharel e Licenciado em História e Pedagogia pela USP e Professor de História do Colégio Paulista (COPI).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.