Edição impressaConfira a última edição impressa

“O grande desafio é dosar as coisas importantes que às vezes não aparecem com aquilo que a maioria visualiza”, diz o prefeito de Borda da Mata Edmundo

Ed-1

O Prefeito de Borda da Mata, Edmundo Silva Júnior, reeleito na última eleição em outubro com 6.730 votos(65,70% dos votos válidos), que já tinha entrado para a história política do município ao vencer a primeira eleição quebrando uma longa hegemonia de duas fortes alas na política, mais uma vez entra para a história ao ser reeleito, sendo o primeiro prefeito a conseguir tal façanha. Quando ele venceu a primeira vez, em seus discursos, dizia sempre que gostaria de entrar para história, não pelo fato de vencer a eleição, mas sim pelo que faria pelo bem da comunidade e acreditava que mudaria o jeito de administrar Borda da Mata. A princípio relutava em ser candidato novamente, mas depois foi convencido e aceitou mais este desafio e o resultado da eleição foi a resposta do seu trabalho na primeira gestão.

Agora, Edmundo entra para o seu segundo mandato com mais responsabilidade, pois não há inexperiência, segundo ele, a casa está arrumada, mas há sempre uma desconfiança da população que a reeleição não é boa, porque o segundo mandato nunca é igual ao primeiro. Para responder estas e outras questões, o prefeito Edmundo concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Tribuna Popular:

Tribuna Popular

Por que você decidiu ser candidato a reeleição?

Edmundo Silva Júnior –

Porque fiquei preocupado que Borda da Mata voltasse em mãos de quem não dessem continuidade a nossa maneira de gestão que deu muito certo no primeiro mandato. As pessoas do nosso grupo político não concordaram em se candidatarem neste momento. Praticamente fui obrigado a me candidatar de novo. Mesmo não tendo a vontade, vencemos e agora farei e trabalharei com a mesma determinação do primeiro mandato. Acho que conseguirei fazer um mandato tão bom quanto o primeiro. Continuo com o mesmo pensamento, acho que o mandato deveria ter cinco anos sem direito a reeleição para Prefeitos, Governadores e Presidentes.

TP

Como você avalia a sua votação na última eleição de 65% dos votos válidos, o que isso muda na sua maneira de pensar para continuar administrando Borda da Mata?

ESJ –

Sinceramente, fiquei frustrado com minha votação. Achei que pelo trabalho realizado teria 70% dos votos. Mesmo a diferença sendo recorde, imaginei que teria oito mil votos, porém nesta eleição, ocorreu o fato de duas alas políticas historicamente contrárias se unirem. Até hoje, não entendi, mas acredito que isto serviu para que alguns saibam que os eleitores sabem o que querem. O fato é, que sendo o prefeito mais bem votado da história, só aumenta a minha vontade de trabalhar por nossa cidade. Faremos da mesma maneira que fizemos no primeiro mandato, muitos projetos para grandes realizações. Porém serei o prefeito de 100% dos cidadãos, independente de quem eles votaram.

TP –

Na primeira gestão, você calçou mais de 130 ruas, reformou escolas, fez o CEMEI, enfim fez muitas obras importantes, reformulou a Educação com implantação do sistema apostilado, seguindo o modelo de escolas particulares e deu continuidade nas tradições da cidade, como a Festa de Aniversário da Cidade, porém mais organizada. Para esta segunda gestão, existe alguma área que terá atenção especial, que você acha que não deu tempo de cuidar tão bem como deveria?

ESJ –

Sim. E já está acontecendo na Saúde Municipal. Estamos dando mais suporte juntamente com a vice-prefeita Dra. Rosângela para nossa grande Secretária de Saúde, Nádia de Pádua. Borda da Mata já passou a ser neste início de segundo mandato a cidade da região com maior cobertura pelo Programa de Saúde em Casa, criamos a sexta equipe do PSF, contratamos mais médicos, enfermeiros, dentistas, enfim mais profissionais para melhorar o atendimento em Saúde. Também aumentamos consideravelmente a quantidade de medicamentos. Temos ainda o apoio considerável do meu amigo Dr. Vavá, que passou a ser o Superintendente do Pronto Atendimento. Na área da Assistência Social, que agora é Supervisionada pela Dra. Vanusa, já ocorreram grandes transformações. Tanto a Secretaria de Assistência Social quanto o CRAS identificam as famílias em situação de risco e a providência é imediata. O Esporte é outro que já está recebendo uma atenção especial e logo as pessoas poderão comprovar a mudança. Também neste segundo mandato cuidaremos um pouco mais das posturas municipais, como lotes baldios, calçadas sem as mínimas condições, enfim, tudo aquilo que a gente recebe de reclamações no dia a dia e para isso estamos criando uma Ouvidoria Municipal.

TP –

O que você vai fazer para comprovar que quando se quer, o segundo mandato pode ser até melhor que o primeiro e acabar de vez com a desconfiança da população (neste caso vale ressaltar que é avaliação da maioria, por que uma minoria, nunca vai estar contente)?

ESJ –

A continuidade do trabalho vai comprovar que quem tem boa intenção e interesse em servir e cuidar dos bens públicos, não há momento, tanto faz primeiro ou segundo mandato. Essa minoria, como você bem disse, nunca estará contente, porque trabalhamos para o bem comum e não para interesses individuais. Deu certo no primeiro mandato, e em time que está ganhando não se mexe.

TP –

Quais serão as principais obras que Borda da Mata já pode ter certeza que vai ganhar neste seu segundo mandato?

ESJ –

As principais obras que já podemos afirmar são: continuar calçando ruas; construção de mais Unidade Básicas de Saúde; construção da Academia da Saúde ao lado do Poliesportivo; construção do novo Pátio Municipal; construção de dois trevos na cidade na MG 290, um na avenida João Olivo Megale e o outro na antiga casa do Sr. Zico de Freitas; aquisição de cinco ônibus escolares; mais uma Patrol; mais uma Retroescavadeira; mais um caminhão coletor de lixo; continuar construindo quadras poliesportivas; reforma completa das Escolas dos bairros Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima; instalação de torre de celular em locais sem cobertura de sinal e a construção do Parque de Exposições no antigo Clube de Campo. Além das coisas que começaram no final do primeiro mandato e serão entregues neste, como Reforma da Estação Ferroviária; Praça da Mina D´água; Praças do Cervo e Sertãozinho; entre outras. Também tenho desejo de construir o CEMEI II e já estamos trabalhando para conseguir a verba. Existem grandes projetos que estamos aguardando a aprovação nos Ministérios para que possamos noticiá-los.

TP –

Para finalizar, que mensagem você deixaria para a população e o que ela pode esperar da pessoa do Edmundo nestes próximos quatro anos?

ESJ –

Como diria Raul Seixas: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Quando se anda nas ruas e se olha para as pessoas que mais precisam, o pensamento acaba sendo de trabalhar para quem mais precisa. O grande desafio é dosar as coisas importantes que às vezes não aparecem com aquilo que a maioria visualiza. Um bom exemplo é a Assistência Social. Quando se acaba com a fome de uma pessoa, somente ela percebe, mas quando se reforma uma praça, todo mundo vê. O que a população pode esperar é tudo aquilo que 65,7% dos eleitores conseguiram ver. Muito trabalho. Continuarei fazendo o que o senhor Edmundo e a Dona Marlene me ensinaram.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.