Edição impressaConfira a última edição impressa

O que é a pobreza de espírito?

Muita gente se pergunta: o que é pobreza de espírito? Como, na prática, eu vou ser pobre de espírito? Alguns pensam até mesmo que se trata de um jogo mental e de palavras. Temos bens, usamos esses bens, mas dizemos que somos “pobres de espírito”. Para justificar dizemos que somos “pobres de coração”. Não. Não é isso!

Ser pobre de espírito ou ser pobre de coração significa não nos pertencermos a nós mesmos. É o despojar-nos de nós mesmos. É não vivermos para nós mesmos. E por causa disso, como conseqüência, nada nos pertence. As coisas passam pelas nossas mãos, nós as usamos e usamos bem para o nosso trabalho, para a realização da missão que Deus nos confia, mas não temos a posse desses bens.

Isto é pobreza de espírito. Isto é ser pobre de coração. Não mais nos pertencer porque abrimos mão da nossa vontade, porque nos despojamos de nós mesmos, nada nos pertence.

Há pessoas que são pobres materialmente, não têm bens, até passam necessidades, mas não têm essa pobreza de espírito como foi descrita. Há também pessoas que possuem bens, que são até mesmo ricas materialmente, mas são pobres de coração.

O despojamento maior é a renúncia a si mesmo, às vontades e aos prazeres que muitas vezes carregamos dentro de nós. Não podemos ser inflamados pela vaidade, precisamos ser humildes e pobres de espírito. Um dos grandes desafios, um dos mais gratificantes também, é justamente esse: colocar a si mesmo, com ou sem bens, para servir aos outros.

 

Deus abençoe você! 
Seu irmão, 
Monsenhor Jonas Abib 
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.