Edição impressaConfira a última edição impressa

O Rosário: terço na mão e fé no coração

 “Una-se a Maria e reze principalmente o terço”

Somos um povo de oração. Temos necessidade de momentos de intimidade com Deus, quando ouvimos o Senhor e somos por Ele ouvidos. O rosário é uma das várias possibilidades de oração do cristão, e Nossa Senhora tem insistido conosco sobre a importância dele.

O problema é que muitos não compreendem seu valor. Acham que o rosário é uma simples repetição de Pai-Nosso e Ave-Maria. Mas eles não entendem que quem deve reconhecer essa oração não somos nós, aqui da terra, mas Deus Pai. O reconhecimento do Rosário acontece do mesmo modo que a Eucaristia; que primeiro é simples pão feito com um pouco de farinha e água, mas, após a consagração, pela eficácia do poder do Espírito, torna-se Jesus vivo no meio de nós.

A eficácia do rosário não vem dos homens, mas do Céu.A recitação do rosário vem do ano 1200, quando Nossa Senhora revelou a São Domingos a eficácia dessa oração. Havia, na época, hereges que faziam mal à Igreja sem que ninguém conseguisse detê-los. São Domingos, então, ia, de cidade em cidade, rezando o rosário com os moradores. Foi a partir desse ato que a situação começou a mudar. Como resultado, os hereges começaram a se converter.

Podemos lembrar o que a Santíssima Virgem Maria falou em Lourdes (França), Fátima (Portugal) e a mensagem que deixou em Medjugorje (pequena vila rural da ex-Iugoslávia e hoje parte da Bósnia Herzegóvina):

– Para você ter fôlego na oração, reze, reze o rosário. Até quando ela vai ter de insistir conosco para que compreendamos o valor dessa oração? Se não conseguir logo de início, não se preocupe! Comece com o terço e, em pouco tempo, estará rezando dois terços. Logo, o rosário. Por amor de Deus, por amor de você e por amor dos seus, reze o rosário todos os dias!

Una-se a Maria e reze, principalmente, o terço. Ao contrário do que, às vezes, se pensa, não é uma oração ingênua, mas de muito poder. Nós precisamos rezar mais e melhor. Em Medjugorje, os jovens videntes perguntaram a Nossa Senhora como fariam para “rezar melhor”, uma vez que ela recomendava sempre a eles que “rezassem com o coração”. A Virgem Maria respondeu como Mãe: “Rezem mais!”

E como família, estejamos unidos também por meio dessa oração. Nós, da Família Canção Nova, estamos unidos pela oração do Santo Rosário. Temos diversas necessidades e podemos apresentá-las a Deus por meio do Santo Rosário. Vamos lá, terço na mão e fé no coração. É assim que iniciamos a oração todos os dias. Eu rezo por você e conto com a sua oração. Amém!

Deus abençoe você!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.