Edição impressaConfira a última edição impressa

O tão celebrado segundo domingo de agosto – Dia dos Pais

No dia oito de agosto é comemorado o Dia do Pais, como forma de homenageá-los. Eles são figuras sumamente importantes  na criação de seus filhos, ensinando os valores da família, acompanhando o crescimento e se dedicando para sempre vê-los felizes e sendo boas pessoas.

O surgimento da data comemorativa foi nos Estados Unidos, bem como a sugestão foi de Sonora Dodd, artista e escritora que morava no Estado de Washington, para homenagear seu pai, que foi um veterano da Guerra Civil americana, e também foi um grande herói. Este homem que propiciou o surgimento da data teve que criar seus seis filhos sozinho, depois que sua esposa morreu após dar a luz. Assim que Sonora teve seu primeiro filho, e viu o quão desafiadora havia sido a missão de seu pai, veio a inspiração para a criação da data.

Assim, em 1953, a data começou a ser comemorada no Brasil. A  ideia de incorporação foi de Sylvio Bhering, jornalista do Jornal “O Globo”. Nos EUA, o dia de comemoração não era em agosto, porém, aproveitando o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e avô de Jesus Cristo, a data foi colocada em 16 de agosto, a fim de ter mais anúncios publicitários neste dia. Apesar de der um dia próprio, em alguns anos a data poderia cair em algum dia útil, portanto, passou a ser celebrado o Dia dos Pais no segundo domingo do mês, para sempre possibilitar a festividade no final de semana.

Há que se considerar, ademais, que a data, além de uma celebração, pode ser um momento de reflexão e conscientização. Isto porque, dados do Conselho Nacional de Justiça(CNJ) mostram que 5,5 milhões de filhos são abandonados pelos pais. Nesse âmbito, observa-se que  assumir a paternidade vai muito além de uma demonstração de amor, pois  é uma responsabilidade e a representação dela em uma data comemorativa, apesar de não necessariamente incutir o amor paterno em todos os pais, de certa forma parabeniza aqueles que são afetivos para com seus filhos e os acompanham de perto.

Parabéns a todos os Pais!!!

Júlia Toledo

Borda da Mata

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam