Edição impressaConfira a última edição impressa

Oficina de Lazer, Cultura e Iniciação Profissional, uma associação sobrevivente

A Oficina de Lazer, Cultura e Iniciação Profissional é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como “Utilidade Pública Municipal”, que vem trabalhando em prol de crianças e adolescentes de Borda da Mata desde Junho de 2011, quando foi revitalizada.

Com um perfil artístico e musical, a atual diretoria desta entidade tem se empenhado no trabalho voluntário, promovendo encontros semanais no Fórum Mário Martins, com a permissão e incentivo de MM. Juiz de Direito, Dr. Helio Wagner Araújo Júnior e também com o apoio da DD. Representante do Ministério Público, Dra. Maria Regina Capelli, bem como a orientação e a preciosa ajuda da Assistente Social, Sra. Cláudia Gonçalves de Andrade Coutinho. Além dos encontros semanais com os alunos, a OLCIP tem realizado pequenas oficinas na sala de ensaio da Professora Maria Rita Bertolaccini e no estúdio do Músico Poli Brandani; é o caso do Projeto “Montagem de textos e apresentações teatrais” e do Projeto “Composição de letras e canções”.

É importante esclarecer que a linha de trabalho desta diretoria e de todo o trabalho voluntário exercido nesta entidade, até o momento, tem sido preponderantemente cultural, musical e artístico. Consequentemente, haverá resultados sociais, pois a cultura esclarece e reconhece, abre caminhos e deflagra capacidades. Para isto, trabalhamos em contato direto com crianças, adolescentes e pais. Nesta proximidade, já pudemos verificar diversos resultados positivos. Um deles foi durante a apresentação da Festa do Milho, onde os alunos deram um verdadeiro show de consciência cidadã.

Queremos continuar nosso trabalho, que tem como prioridade a liberdade de expressão, principalmente através da Arte. Não é difícil encontrar alunos da OLCIP que saibam exatamente o que querem da cidade, das pessoas e da própria vida; que saibam opinar sobre músicas, sobre autores, sobre livros, que saibam opinar sobre ações públicas nas quais suas vidas estejam envolvidas. Que saibam seus direitos, seus deveres; que saibam da liberdade garantida pela Constituição Federal e da proteção garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para continuar nosso trabalho precisamos de mais apoio público e privado. Precisamos de recursos que nos permitam ter um lugar que seja próprio da OLCIP e seja digno de receber os alunos e os voluntários. No momento, estamos sobrevivendo com recursos provenientes do Poder Judiciário, sob a liberação de Dr. Helio Wagner Araújo Júnior, Juiz de Direito, a quem nossos alunos chamam de “Melhor Amigo”. Temos muito a fazer: precisamos de um eletricista, um marceneiro, um pintor, pessoas que tenham facilidade na decoração e no paisagismo para transformar um lugar precário em um lugar atrativo para os alunos e voluntários. Precisamos de artesãos, costureiras, fotógrafos, motoristas, músicos, enfim, quem desejar trabalhar voluntariamente e souber alguma coisa boa que ajude no funcionamento da OLCIP.

A documentação e a contabilidade da OLCIP já conta com o trabalho voluntário de Anacleto Portugal Gonçalves e seus funcionários: A Top System assumiu a contabilidade da associação. Hoje, a OLCIP está devidamente regularizada mediante à Receita Federal e outros órgãos oficiais. Recebemos também, nos ensaios semanais, o auxílio do Professor Antonio Carlos Rezende, que nos ajuda na convocação das crianças, na disciplina e organização dos ensaios. As conselheiras tutelares Marcela e Cláudia transportam as crianças que vem do bairro Santa Cruz para os ensaios semanais.

Para aqueles que desejam contribuir, conheçam as ações da OLCIP:

Sobre as ações culturais, até o momento, foram realizados os seguintes projetos:

1-                 Projeto de Leitura e arrecadação de livros literários.

2-                 Projeto “Encontro de Folia de Reis de Borda da Mata”.

3-                 Projeto “Composição de letras e canções”.

4-                 Projeto “Montagem de textos e apresentações teatrais.

5-                 Projeto “Coral”.

6-                 Projeto “Oficina de Percussão Corporal”.

Para Agosto, além de alguns dos mesmos projetos seguirem adiante, aguardamos os seguintes:

1-                 Projeto “Contação de histórias e desenhos”.

2-                 Projeto “Oficina de pintura em tela.”

3-                 Projeto “Aprendendo Fotografia e filmagem”.

            Neste ano de eleições, é importante lembrar que a Oficina de Lazer, Cultura e Iniciação Profissional não possui característica política, não representa nenhum partido nem candidato. Mas acreditamos que todo candidato e partido de bem, assim como toda sociedade de bem apoiaria o trabalho da OLCIP, porque é um trabalho de bem, para o Bem.

Diretoria da OLCIP:

Maria Rita Costa Bertolaccini – Presidente

Antonio Policarpo dos Santos Brandani – Vice-presidente

Wanderley Gonçalves Alcebíades – 1º secretário

Adalgisa Silva Couto– 2° secretário

Luís Emílio Coutinho de Rezende – 1º tesoureiro

 João Bertolaccini Júnior – 2º tesoureiro

Ana Teresa Oliveira Nogueira – conselheira fiscal

Gláucia Brandão Guilherme – conselheira fiscal

Elenir Paolielo – conselheira fiscal

Jefferson Pereira Barbosa – suplente conselheiro fiscal

Waldivino Aparecido de Oliveira Rosa – suplente conselheiro fiscal

Hamilton Ribeiro – suplente conselheiro fiscal

Maria Rita Costa Bertolaccini

Professora da Rede Municipal de Ensino

Presidente da OLCIP

Oficina de Lazer, Cultura e Iniciação Profissional:

olcipbordadamata@gmail.com

Facebook: Curta nossa página: Oficina de Lazer, Cultura e Iniciação Profissional

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.