Ordenação Presbiteral do Diácono Estêvão Maurício Atanásio em Borda da Mata
|
Nossa comunidade paroquial está em festa. No dia 02 de maio de 2009 tivemos a imensa alegria de celebrar a Ordenação Presbiteral do Diácono Estêvão Maurício Atanásio. Ele foi ordenado pela imposição das mãos de nosso Arcebispo Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho e pela Oração da Igreja. Concelebraram 25 padres e cinco diáconos, sendo alguns deles da Arquidiocese de Belo Horizonte, cidade natal do ordenando. A Basílica Nossa Senhora do Carmo esteve repleta de fiéis, contando também com uma representação leiga de Belo Hozironte (150 pessoas).
A vocação ao presbiterato constitui um dom divino especial, que se insere no vasto projeto de amor e salvação que Deus tem para cada pessoa e para a humanidade inteira. O padre é homem do povo para Deus e homem de Deus para o povo. Cabe-lhe unir, ligar a humanidade e Deus, fazer ponte, ser pontífice. Sim, o padre é convocado a destruir muros e construir pontes. Assim se expressa o cardeal Walter Kasper: “O serviço sacerdotal é um serviço de unidade. Apenas secundariamente é uma tarefa organizacional. O decisivo é que se trata de uma tarefa espiritual; o presbítero deve juntar todos em torno do único pastor Jesus Cristo e manter o rebanho unido numa só fé, num só amor e numa só esperança”.
A primeira Missa do neo-presbítero Pe. Maurício foi celebrada na comunidade Santo Antônio, Paróquia Nosso Senhor Crucificado, em Belo Horizonte. Contou-se também com a participação de alguns membros de nossa Paróquia. Concelebraram esta Eucaristia Pe. Weslei e Pe. Artur, de Belo Horizonte, Pe. Daniel Santini Rodrigues e Sua Eminência Cardeal Dom Serafim.
Em nossa Paróquia, sua Primeira Presidência Eucarística, ocorreu no dia 10 de maio na Missa das 19h. Com uma assembleia numerosa, Pe. Maurício emocionou a todos com sua homilia e homenagem as mães.