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Pacientes de urgência e emergência são atendidos e estabilizados no Pronto Socorro

pronto socorro

No Pronto Atendimento em Borda da Mata, são atendidos com prioridade pacientes em situações de urgência e emergência. A equipe médica estabiliza a situação de risco e se necessário for, realiza os trâmites para transferência. Esses casos são classificados conforme o risco iminente de vida, prezando sempre o bem-estar do paciente.
E o que são casos de urgência e emergência?
Urgência: é um fato onde uma providência corretiva deve ser tomada tão logo seja possível. Exemplos: trauma, corte contuso (atropelamento, ferimento, escoriação).
Emergência: Fato que não pode aguardar nenhum período para que seja tomada a devida providência corretiva. Geralmente existe o risco de vida. Exemplos: hemorragia, dor súbita (de uma hora pra outra), perda da consciência (desmaio, convulsão), dificuldade expressiva para respirar, sinais aparentes de alergia.
Estes conceitos são estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal do Medicina CFM N° 1451/95.
Casos em que não há risco de vida, não menos graves, pois o paciente pode apresentar dores, pequenos cortes, etc., têm atendimento priorizado pelos médicos e equipes nas Unidades Básicas de Saúde localizadas nos bairros Centro, Santa Rita, Santa Cruz, Nossa Senhora de Fátima, Cervo e Sertãozinho. O atendimento das UBS acontece de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. Por isso, pacientes em situações que não apresentam risco de vida, que buscam atendimentos durante a noite ou finais de semana são classificados na triagem e podem esperar pelo atendimento devido, segundo o Protocolo de Manchester.
Sobre o Protocolo de Manchester

O Protocolo classifica como “Emergência” o paciente que necessita de atendimento imediato, em que há risco de morte. É classificado como “Muito Urgente” o paciente que precisa de atendimento rápido, em aproximadamente dez minutos. Atendimento “Urgente” será feito em aproximadamente uma hora e engloba pacientes que necessitam de atendimento, mas podem aguardar. Casos menos graves que podem ser assistidos ambulatorialmente são classificados como “Pouco Urgente”, por exemplo, nos casos de vômito, febre, dor leve, entre outros, estes podem esperar até duas horas. Casos de menor complexidade, classificados como “Não Urgente” que podem ser acompanhados no ambulatório têm condições de esperar até quatro horas.

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