Edição impressaConfira a última edição impressa

Padre Valter Virginio Pereira de Tocos do Moji celebra sua ordenação presbiteral no Distrito Fernandes com a participação de cerca de 800 pessoas

No dia 19 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, Distrito dos Fernandes, celebrou a ordenação presbiteral do Diácono Valter Virginio Pereira.

Filho do Sr. Sebastião Donizete Pereira e Sra. Benedita Maria Nogueira Pereira, Padre Valter nasceu e cresceu no Distrito Fernandes em Tocos do Moji. Desde jovem viu-se envolvido em atividades da igreja e esta fé e devoção se revelou ser uma vocação sacerdotal.

No ano de 2015 ingressou ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre aos 34 anos.Ele exerceu seu trabalho pastoral aos finais de semana em diversas Paróquias da Arquidiocese, em Pouso Alegre, Itajubá, Ouro Fino e Piranguçu, bem como, trabalho específico na Pastoral, APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Concluídos seus estudos filosóficos e teológicos no ano de 2022, foi designado para exercer seu estágio pastoral em Pouso Alegre, na paróquia São Cristóvão em 2023. Após sua ordenação diaconal foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata onde reside e exerceu seu ministério Diaconal até sua ordenação Presbiteral.

A celebração, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado, e contou com a presença de mais de 40padres, seminaristas, seus colegas diáconos que também serão ordenados este ano,além da participação da assembleia da paróquia e de paróquias visitantes.

O lema escolhido para aordenação “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” (Jo 15, 16a). Foi tema de reflexão em sua ordenação e também em sua primeira celebração como padre, reforçando o chamado de Deus e a sua vocação.

Sob a organização do Pároco Padre Eduardo Rodrigues da Silva, as comunidades da paróquia de Nossa Senhora Aparecida se dividiram em grupos coordenados para que esta celebração acontecesse. Foram diversas pessoas envolvidas, divididas entre equipes de acolhida, cozinheiros, pessoas para montar as estruturas, organizar a igreja e parte litúrgica.

Além da ordenação, no dia 19 de outubro,  o Arcebispo Dom Majella completava seus 71 anos de vida, e o momento não poderia ser mais especial. Ao final da celebração, com belas palavras, crianças entraram pela igreja com bolo e cantaram parabéns.

Após a celebração, foi servido almoço aos presentes, acompanhado de suco de morango, fruto da terra. Segundo a organização, participaram aproximadamente 800 pessoas.

Com muita fé, devoção e gratidão, o Diácono Valter foi ordenado Padre Valter numa celebração muito emocionante.

Tríduo Vocacional

Antes da ordenação, foi realizado um Tríduo Vocacional nas comunidades do Distrito Fernandes, Sertão da Bernadinae também na igreja matriz de Tocos do Moji.

Foram realizados encontro com as crianças, jovens e famílias, além das visitas as famílias do município, realizados pelos seminaristas e o Padre Fabiano, que estavam em missão.

1ª missa

No domingo, dia 20, o Neo Sacerdote Valter celebrou sua primeira missa na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tocos do Moji.

Mesmo com a chuva, a igreja estava cheia de fiéis ansiosos para a primeira celebração do Padre Valter. Ao final, em uma linda homenagem, crianças entraram pela igreja segurando mudas de árvores, que depois serão plantadas para substituir as árvores retiradas na reforma da igreja, e em um apelo por mais cuidado com o planeta e simbolizando os frutos desta terra que irão florescer, assim como o Padre Valter.

“A comunidade, com muita alegria, sente-se grata a Deus pela bênção de ter mais um sacerdote no município, um pai e um pastor a nos guiar na fé”, diz o Pároco Eduardo Rodrigues.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.