Edição impressaConfira a última edição impressa

Perda de documento dobra chance de fraude; para proteger consumidor Serasa Experian oferece serviço gratuito de cadastramento

Chance de golpe aumenta em véspera e durante o feriado; cadastrar a ocorrência no serviço da Serasa Experian ajuda a proteger contra o uso indevido dos dados

Quem teve seus documentos roubados ou perdidos já sabe que tirar uma nova via não é nada comparado com a dor de cabeça e os transtornos de cobranças indevidas, ou até mesmo ser surpreendido ao saber que outra pessoa está utilizando seus dados para fazer compras.

 

Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vitima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados. Os estudos apontam ainda que as fraudes aumentam 25% em vésperas e durantes os feriados.

 

Desde2007, aSerasa Experian mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos, além de fazer o Boletim de Ocorrência, pode cadastrar de maneira prática e segura cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

 

Para fazer o cadastramento no serviço da Serasa Experian basta entrar no link www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro ou ir até uma das agências espalhadas por todo o Brasil. Se alguém já teve os dados extraviados e ainda não registrou as informações também pode fazer o cadastramento.

 

Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro de dez dias um boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

 

A partir da inclusão dos dados, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

 

Assim como o consumidor, o comércio em geral também pode ser vítima de fraude no momento em que finaliza uma venda para um fraudador. Atitudes simples podem ajudar a reduzir as tentativas de golpes, como tentar identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja ou perceber que os dados informados são inconsistentes.

 

Para auxiliar o comerciante, a Serasa Experian mantém o serviço Alerta de Identidade. Por meio dele, o lojista informa o CPF do cliente e a Serasa Experian fornece uma nota de risco para essa transação. Ao fazer uma consulta no serviço, o lojista evita a utilização indevida de dados e protege a identidade do titular legítimo dos documentos apresentados, garantindo que aquela transação foi realmente requerida e autorizada pelo consumidor. E, mais importante para seu negócio, evita um prejuízo certo.

 

 

Para o empresário se proteger contra as fraudes, é importante que ele fique atento a algumas dicas, como pedir dois documentos originais e verificar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras; confirmar a relação de endereço e telefone e analisar atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos. Se ainda assim perceber que aquela venda não está segura, o ideal é pedir que uma parte do pagamento seja feito à vista, ou até decidir pela venda somente à vista.

 

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br

 

Parceria com o HSBC

Diante do risco de fraude, a Serasa Experian e o HSBC firmaram uma parceria para deixar disponível o serviço de documentos roubados com o objetivo de proteger os clientes da instituição contra os golpes. Os clientes da instituição que tiverem seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados podem fazer o registro da ação no banner do serviço do site www.hsbc.com.br.

 

Contato:

Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Eldi Willms 5511 2847-8427 eldi.willms@br.experian.com
Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
Marcos Fidalgo 5511 2847-9181 marcos.fidalgo@br.experian.com
Marília ValeCinthia Almeida 5511 2847-87245511 2847-9597 marilia.vale@br.experian.com cinthia.almeida@br.experian.com

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE100. Areceita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, eem São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

 

# # #

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.