Edição impressaConfira a última edição impressa

Pesquisa referente a Festa de Nossa Senhora do Carmo e do Aniversario de Borda da Mata é apresentada em evento no Norte do Brasil

No mês de novembro, aconteceu, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará (UFPA), o I Seminário de História e Educação Afro-Brasileira e Indígena e a IV Semana da Consciência Negra. A coordenadora do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), também professora do Mestrado em Ciências da Linguagem, Andrea Silva Domingues, e o egresso do curso de História da Univás, Cleyton Antonio da Costa, participaram dos eventos representando a Instituição.

Participaram do evento mais de 300 pessoas entre acadêmicos de graduação, professores universitários, quilombolas e representantes indígenas da comunidade Assurini do Trocara.

A Oficina de História Oral e Memória do evento foi ministrada pelo egresso do curso de História da Univás, professor Cleyton Antonio da Costa, que também debateu sobre filmes relacionados à cultura e à tradição.

Também apresentou a pesquisa sobre as festividades de 16 de Julho com o tema: “ ‘Eu tenho uma lembrança boa da festa’: As vozes femininas sobre o festejo de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata- MG ”, que visa entender e problematizar os diferentes significados e sentidos do festejos na cidade de Borda da Mata, Sul de Minas Gerais, por meio das análises de diferentes memórias e experiências vivenciadas por mulheres  que participaram e participam da festa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.