Edição impressaConfira a última edição impressa

Pimentel promete criar Conselhos da Juventude em todas as regiões de Minas

Preocupado com a violência, que aumentou mais de 50% nos últimos dez anos, candidato da Coligação Minas Pra Você do que governo do estado não tem uma política específica para a juventude.

O candidato da Coligação Minas Pra Você ao governo do estado, Fernando Pimentel (PT), se reuniu, na manhã do domingo (20), com cerca de 200 lideranças da Juventude dos Partidos Aliados (PT, PMDB, PROS, PCdoB e PRB), na sede municipal do PT, em Belo Horizonte. Pimentel participou de grupos de discussão com os jovens militantes e ouviu propostas para o futuro do estado. Ao final, ele recebeu um documento com um conjunto de diretrizes para o programa de governo da coligação.

“O governo do estado não tem uma política específica para a juventude. Um dos temas que me preocupa é a violência. Nos últimos dez anos, o índice de homicídios entre os jovens aumentou mais de 50 % em Minas Gerais. E, não por coincidência, é também em torno de 50% o índice de evasão do ensino médio mineiro. Uma coisa somada com a outra nos dá um retrato de que, hoje, há uma ausência de políticas voltadas especificamente para a juventude em Minas”, destacou Pimentel.

Para o secretário estadual de Juventude do PT, Miguel Ângelo, um dos pontos principais para a elaboração de políticas públicas voltadas para os jovens é escutá-los, saber quais são suas reais necessidades. “O acesso ao primeiro emprego é um dos maiores problemas. É preciso criar programas de qualificação para inserir esses jovens no mercado de trabalho e não apenas colocá-los para trabalhar”, assinalou.

No interior, a questão é ainda mais grave. Segundo o presidente da PMDB Jovem, Felipe Piló, é preciso criar incentivos para a juventude das zonas rurais, a fim de evitar o movimento migratório para os centros urbanos e para que esses jovens possam ter oportunidades de crescimento e de desenvolvimento pessoal e profissional também no campo.

“A juventude rural de Minas merece toda a nossa atenção. O que nos foi apresentado aqui é um quadro preocupante porque eles estão inteiramente desassistidos pelo governo do Estado”, ressaltou o candidato Fernando Pimentel. Para mudar esse cenário, ele informou que uma das ações será a criação de Conselhos Regionais da Juventude em todas as regiões, além da reformulação do ensino médio”Vamos criar políticas públicas territorializadas, proporcionando também apoio aos municípios para que eles tenham políticas efetivas de combate às drogas e de ocupação dos espaços públicos, com atividades para os jovens. Queremos fixar ossa juventude no campo, cuidando do problema da sucessão rural das pequenas propriedades da agricultura familiar, que é muito importante em Minas Gerais”, afirmou.

Ao final do encontro, Pimentel ficou emocionado com o apoio recebido da juventude e recordou o tempo em que iniciou a militância política. “Comecei com 16, 17 anos de idade, quando estudava no Estadual Central. Naquele tempo não tinha democracia, era ditadura, e nós nos organizávamos clandestinamente para lutar pela liberdade. Cada encontro desse me enche o coração de alegria e de compromisso com esse caminho que já venho percorrendo há muito tempo”, disse.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.