Edição impressaConfira a última edição impressa

Pimentel quer resgatar Centro de BH

Candidato está preocupado com a degradação da região e volta dos camelôs, e lembrou que programa Centro Vivo, implantado em sua gestão, revitalizou a área central da capital

O candidato da Coligação Minas Pra Você a governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, defendeu a revitalização do Centro da capital como espaço de convivência para a população. “A região central de BH, além de polo econômico, tem enorme relevância histórica e cultural que não pode ser abandonada. Ela pertence aos moradores, que têm ali um importante espaço de convivência social”, afirmou.
Nos últimos meses, as calçadas do centro voltaram a ser ocupadas por camelôs e artesãos, que estão encontrando brechas em liminar que autoriza a exposição e venda, nas ruas, de produtos artesanais. A volta dos camelôs preocupa comerciantes, entidades de classe e prejudica a população.

Comerciantes de produtos industrializados como cigarros, bijuterias, relógios e utensílios para celulares são vistos em bancas informais em meio a índios e hippies, que vendem pulseiras, colares. Além de concorrerem com as lojas, os vendedores informais ocupam os passeios e obrigam pedestres a transitar pelas ruas movimentadas.

Preocupado com o abandono da região, Pimentel lembrou que o projeto Centro Vivo, implementado há 10 anos durante sua gestão como prefeito, retirou os camelôs das ruas, requalificou avenidas e reforçou a iluminação de diversas áreas do Centro, até então degradadas.

O programa foi uma das iniciativas mais bem-sucedidas de sua gestão. Mais de dois mil camelôs foram retirados das ruas e transferidos para shoppings populares. O Centro Vivo requalificou espaços públicos, ruas e avenidas, como a Praça Sete, Praça da Estação, Praça Raul Soares, rua Aarão Reis, rua dos Caetés, rua Rio de Janeiro e rua dos Carijós. O prédio da Prefeitura de Belo Horizonte também foi restaurado e o entorno do Mercado Central requalificado. “O Centro de Belo Horizonte é um patrimônio de todos os mineiros e precisa ser resgatado novamente”, afirmou o candidato.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam