Edição impressaConfira a última edição impressa

Polícia Militar de Borda da Mata implantará Rede de Comerciantes Protegidos na Cidade

Polícia MilitarNo dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Borda da Mata recebeu a visita do Tenente Louzada, Comandante da 5º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para apresentar as características do projeto Rede de Comerciantes Protegidos o qual deve ser implementado nos próximos dias no município.
Segundo o Sargento Rodirlei, a Rede de Comerciantes Protegidos tem como objetivos reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos por meio da estimulação da segurança baseada na solidariedade entre vizinhos, proporcionando assim, condições mais adequadas para prevenção criminal, pois substitui a ausência de vigilância por ações preventivas e proativas.
O Tenente Louzada disse que: “Cada comerciante tem a responsabilidade de observar o movimento na sua loja e de mais um vizinhos. Ele deve conhecer a rotina de trabalho do seu vizinho, e em caso de atitude diferente, ou mesmo suspeito, aciona a PM”. Estas ações sistematizadas coíbem a ação de criminosos e gera um ambiente de sensação de segurança objetiva muito maior.
Para prevenir e combater a criminalidade, a Rede conta com equipamentos simples:
– Adotar Medidas de auto proteção; – Realizar mudanças no layout do seu estabelecimento após consultoria da Polícia Militar; – Identificar e adotar os comerciantes vizinhos; – Participar das reuniões periódicas; – Assinar e entregar o termo de adesão; – Campainha com acionamento remoto, que o comerciante pode acioná-la discretamente, ao ser vítima de assalto, alertando o vizinho para que chame a Polícia; – Sirene, que pode estar localizada na rua ou na Cia de Polícia, e que o comerciante pode acioná-la ao avistar algo suspeito, por meio de um acionador similar ao de um alarme de carro; – Placa sinalizadora, dizendo que o estabelecimento faz parte da Rede; – Celular com o aplicativo WhatsApp, para que os membros da Rede possam trocar informações que visem maior segurança do grupo; – Câmera de vigilância, opcionalmente, que pode ajudar a PM a identificar os criminosos.
Além disso, após a implantação da Rede, a Polícia Militar, passa a promover ações e operações sistêmicas alinhadas com as informações e necessidades trazidas pelo comerciante, contribuindo ainda mais para a promoção do ambiente seguro no comércio.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.