Edição impressaConfira a última edição impressa

Polícia Militar em Borda da Mata e Tocos do Moji realizam atividades na Semana Nacional do Trânsito

Policia Borda

No dia 25 de setembro comemorou-se o Dia Internacional do Trânsito. Este dia foi definido em uma reunião presidida pela OMS a fim de conter a elevação dos acidentes de trânsito, principalmente fatais, criou-se a “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito.”
Por sua vez, a Policia Militar procura levar para a sociedade brasileira uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Um dos grandes objetivos deste trabalho é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, assim, estamos sempre convocando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito.
As ações realizadas pela Polícia Militar vêm contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, visando diminuir o número alarmante de pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito.
O comandante do pelotão da Borda da Mata, Ten Louzada, comentou que: “A Polícia Militar quer sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras e para que possamos mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas.”
Foram realizadas diversas atividades, tais como: palestras, transitolândia, passeatas, teatro, música entre outras diversas atividades multidisciplinares.
Já em Tocos do Moji, as ações preventivas gerenciadas pela Polícia Militar na Semana Nacional do Trânsito 2015, que tem como tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: Seja VOCÊ a mudança no trânsito” também teve diversas atividades. A semana foi aberta com uma palestra expositiva aos adolescentes e propondo a pesquisa sobre os problemas relacionados ao trânsito do município.
No que tange a parte preventiva, o objetivo da PM local é fazer que as pessoas se conscientizem que atitudes individuais como dirigir falando ao celular, ou ainda, enquanto pedestre não estarão atentas ao movimento de veículos, assim, o condutor assumirá o risco de provocar um acidente, pois se distrai e diminui o tempo de reação para um evento inesperado, como uma freada brusca do veículo da frente ou uma criança que atravessa a rua correndo e não terá nem tempo e chance de evitar o atropelamento.
Com o endurecimento da Lei Seca, a conscientização sobre a mistura entre álcool e direção tem aumentado. Mas ainda são muitos os casos de acidentes causados por esse motivo ou de condutores multados nas blitz. O Sargento PM Wexley, comandante de Tocos do Moji comentou que: “Voltar para casa com seu próprio carro pode até ser mais cômodo, mas vale mesmo a pena de colocar a sua vida e a de terceiros em risco? Se vai sair e consumir bebida alcoólica, escolha alguém para ser o motorista da rodada ou junte os amigos e rache um táxi. Chegue em casa com segurança para ter boas histórias para contar no dia seguinte! Para que tal ação preventiva tenha efeito, estamos investindo pesado em prevenção a fim de conscientizar os jovens acerca dos riscos inerentes a mistura álcool e trânsito, pois o objetivo é fazer com que o jovem tome a decisão acertada, ou seja, não dirigir, nem mesmo pegar carona com condutor embriagado.”Policia Tocos

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.