Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeito reeleito de Senador José Bento Flávio de Souza Pinto, vice Edvilson e vereadores tomam posse na Câmara Municipal

Posse Senador 7

No dia 1º de janeiro, foi realizada a cerimônia de posse do Prefeito reeleito de Senador José Bento Flávio de Souza Pinto, do vice também reeleito Edvilson Vilela Franco, e dos nove vereadores eleitos, na Câmara Municipal da cidade.

A cerimônia teve início às 10h e foi dirigida pelo jornalista Raimundo Batista Franco, chefe de cerimônia.

De acordo com o regimento da Casa, a sessão foi presidida pelo vereador mais idoso no pleito de 2012, José Pessoa Nobre Neto (PMDB).

Os nove vereadores eleitos se alinharam em frente à mesa diretora e fizeram o juramento de posse e logo após assinaram a Ata de posse, ocasião em que foram oficialmente apossados do cargo.

Após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa, os integrantes foram: José Teixeira de Araújo (Presidente), José Roberto Moreira (Vice-Presidente) e Vanderleia Dionísio e Silva (Secretaria), eleitos à unanimidade em votação simbólica.

Logo depois foi a vez de Flávio de Souza Pinto e Edvilson Vilela Franco. Eles fizeram o juramento, assinaram a Ata de posse e foram oficialmente apossados dos cargos de Prefeito e vice-prefeito respectivamente.

O primeiro pronunciamento ficou por parte de José Teixeira de Araújo, Presidente da Câmara.

Em seu primeiro pronunciamento como Presidente da Câmara o Vereador agradeceu a Deus, aos eleitores, a família e aos colegas vereadores pela confiança recebida para condução dos destinos da Casa Legislativa.

Afirmou que fará da presidência um espaço democrático; destacando a função do homem público em deixar um legado as gerações futuras que possibilite a continuidade das tradições e a inclusão de melhorias na vida de todos Bentenses.

Fez agradecimento especial ao Prefeito reeleito Flávio e ao vice Edvilson, desejando sucesso na continuação da jornada dizendo que terão uma grande e importante missão pela frente, que vai interferir na vida de cada um dos cidadãos Bentenses.

Dirigiu também a todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Senador José Bento afirmando que encontrarão na Câmara Municipal o apoio para a conquista dos seus direitos e valorização de suas profissões.

Pediu permissão para falar um pouco de si. Assim o fez, com um breve relato de sua vida pessoal e política, relembrando que foi candidato em 2000; 2004; 2008 e 2012 sempre eleito graças ao povo de Senador José Bento.

Encerrando sua fala, o Presidente José Teixeira afirmou que “não serei o vereador de 164 eleitores Bentenses e sim um vereador que representará todos os habitantes que integram todo o território de Senador José Bento, como sempre fiz independentemente de partido político”.

Para terminar citou as sábias palavras do pintor Pablo Picasso, que disse: “O que já fiz não interessa, só penso ainda no que não fiz”.

Frisando acreditar na coragem, no brio e na força do Bentense, conclamou todos para a luta ao trabalho, rogando a Deus para que nos ajude e nos dê forças para honrar a confiança de seus pares e do seu amado Senador José Bento.

Franqueada a palavra, fez uso a Vereadora Vanderleia agradecendo o apoio recebido, mencionando que embora a caminhada possa ser difícil é gratificante poder receber através do voto o apoio do povo na jornada do dia-a-dia em prol da comunidade.

No uso da palavra, o Vereador José Pessoa Nobre Neto fez agradecimentos e assumiu, mais uma vez, o compromisso com o povo Bentense em lutar sempre na defesa de melhorias para todos.

O Vereador Jonnathan Willian de Oliveira Canadas foi breve em sua fala; também teceu agradecimentos e fazendo uso da fala do Presidente José Teixeira afirmou também não ser apenas o vereador dos 199 eleitores, mas de todos.

O advogado e jornalista Raimundo Batista Franco, chefe de cerimônia, fez uso da palavra, cumprimentou a todos, mencionou estar honrado por estar na Casa e grato de poder dirigir às autoridades presentes e ao povo de Senador José Bento.

Lembrou ser aquele o dia de Confraternização Universal e aproveitou o momento para parabenizar o Prefeito Flávio de Souza Pinto, que o povo confiou, mais uma vez, os destinos de Senador José Bento, pautado na inquestionável competência que tem demonstrado, fazendo também que Senador José Bento dignifique a fé no Judiciário e na Justiça.

Afirmou que embora o Prefeito Flávio já tivesse sido diplomado por três vezes pela Justiça Eleitoral, aquela vitória eleitoral não era somente dele. Afirmou ser aquela a vitória dos eleitores que elevaram o cidadão às responsabilidades de um missionário da solidariedade social, no seu valoroso, no seu difícil, no seu augusto e glorioso compromisso de ser útil a Senador José Bento.

Parabenizou naquele instante, na pessoa do Vice-Prefeito Edvilson, o esforço titânico que o homem do campo vem realizando como pessoa de visão política.

Afirmou não querer dar a impressão de que desconhecesse as dificuldades que atravessamos, a conjuntura a que devemos fazer face, os sofrimentos que somos obrigados a suportar.

Disse que devemos é verdade, arrumar a nossa casa, mas incorreremos em desordem maior ainda se entravarmos o ritmo do nosso desenvolvimento.

Afirmou que qualquer projeto se constrói a partir de suas pedras basilares e nunca ser demais referir que o Flávio e Edvilson são e deverão continuar a ser, o pilar do municipalismo, a base estruturante de qualquer projeto vencedor.

Dirigiu a palavra para o Flávio e Edvilson, afirmando que cabe ao Executivo praticar todos os atos que conduzem ao equilíbrio orçamentário.

Parabenizou o eleitorado Bentense pelas escolhas feitas, fazendo uso da democracia, deixando o governo nas mãos dos melhores.

Lembrou a todos que, engana-se quem pensa que o exercício da política deve ocorrer distanciado dos aspectos da fé. Aos cristãos cabe a tarefa de humanizar o exercício legitimo da atividade política.

Pois, a finalidade da pessoa humana sobre a terra é “fazer o bem e evitar o mal”.

Ao dirigir aos Vereadores, lembrou que os dois poderes, executivo e legislativo, devem trabalhar em favor do bem do município e em plena liberdade de exercício. Afirmou que Câmara Municipal não pode obstruir o processo administrativo utilizando de caprichos contra os projetos do executivo, mas tampouco pode tornar-se capacho do executivo, aprovando tudo e não investigando e acompanhando a administração, essa é a função específica do exercício da vereança.

Já que a função dos vereadores é serem fiscais do povo e ajudar o direcionamento do progresso do município. Frisou que o papel do vereador não é ser um agente social, mas um legislador e defensor do patrimônio público do município. É o que disse esperar da nova gestão que se iniciou em Senador José Bento.

Ao dirigir ao povo Bentense, citou que: “Cidadania é a oportunidade de influir sobre o lugar a que você pertence” e que desde 2010 lhe foi possível observar que a história da cidade não se resume apenas em documentos, livros e informações concretas, ela está compactada num emaranhado de emoções e envolvimentos pessoais de cada cidadão Bentense.

Ressaltou ser impossível colocar no papel o sentimento de fraternidade, ou “descrever a generosidade de nosso povo.”

Continuou dizendo que hoje, quase 50 anos depois de sua emancipação político-administrativa, o povoado ainda conserva a simplicidade e hospitalidade, retratando a alma do povo mineiro…

Que a evolução tecnológica, o telefone, a internet, enfim a modernidade foi chegando naturalmente, sem, contudo destruir o jeito simples de viver.

Que a história desta terra está gravada no coração dos cidadãos que aqui viveram e vivem, e estes cidadãos, mais do que ninguém merecem este lugar, o qual sem dúvida nenhuma retrata a alma do povo trabalhador e hospitaleiro que nele habita.

Encerrando, fez dele a fala do Ex-Presidente americano, Bill Clinton, também afirmando “que não há nada de errado com Senador José Bento que não possa ser corrigido com o que há de certo com Senador José Bento.”

Encerrou pedindo a Deus que abençoe cada um e os Senhores que de ora em diante irão exercer os poderes; que sejam em favor de todos e para todos, sem distinção e com muito amor e fé.

Após a fala do chefe de cerimônia, o Prefeito Reeleito e Empossado Flávio de Souza Pinto começou seu pronunciamento. Flávio iniciou agradecendo a Deus, ao apoio que recebeu dos amigos, familiares e aos votos do povo Bentense. Flávio pediu a Deus ajuda e sabedoria. “Peço a Deus sabedoria para continuar acertando em prol de toda a comunidade de Senador José Bento”.

Flávio ainda ressaltou a importância que vai ser trabalhar unido com o poder legislativo e com o povo. “Precisamos de todos para lidar com os desafios e resolver tudo com paz, alegria e harmonia. Peço a vocês que acreditem no nosso trabalho e digo que Senador José Bento agora é uma cidade livre para avançar”, destacou o Prefeito reeleito do município.

Disse, ainda, para os vereadores se unirem em prol da realização de uma boa administração. “Hoje a nossa cidade busca qualidade de vida para nosso povo e está empenhada na geração de empregos. Conquistamos a confiança porque as regras são claras e iguais para todos. Não vamos perder o foco, temos muito trabalho pela frente”, afirmou.

Fez uma breve apresentação das obras e conquistas obtidas no curto espaço de tempo desde que assumiu o Governo Municipal em Abril de 2010.

Entre as prioridades do segundo mandato, o prefeito destacou a construção de casas populares, melhoria da renda da população, qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, continuidade de melhorias na educação para todos os alunos da rede municipal e atenção para a qualidade no atendimento na saúde.

Após o Hino Nacional Brasileiro foi encerrada a sessão com uma grande queima de fogos de artifícios e todos foram convidados para participarem da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Sebastião.

Os políticos já haviam sido diplomados no dia 12 de dezembro pela Justiça Eleitoral.

Flávio de Souza Pinto (PMDB) foi reeleito prefeito de Senador José Bento. O peemedebista teve 184 votos de diferença.Posse Senador 1Posse Senador 2Posse Senador 3Posse Senador 4Posse Senador 5Posse Senador 6Posse Senador 8Posse Senador 9Posse Senador 10Posse Senador 11Posse Senador 12Posse Senador 13Posse Senador 14Posse Senador 15

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.