Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeito de Toninho Rodrigues de Tocos do Moji é eleito Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas(Cissul)

conselho_cissul_01

Os membros da nova diretoria do Conselho Fiscal do Cissul (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas) foram empossados no 28 dia de janeiro ou para o exercício de 2014 em VARGINHA. O prefeito Toninho Rodrigues de Tocos do Moji foi eleito Presidente do Conselho Fiscal. Veja como ficou a nova Diretoria do Conselho Fiscal: Toninho Rodrigues – Tocos do Moji – Presidente; Renato Ferreira – Poço Fundo – Vice-Presidente; Joaquim Arnaldo Evangelista Silva – Itanhandu e os demais membros que são os prefeitos: -Adenio Siqueira – Bom Jesus da Penha; Aluisio Borges – Ilicínea; Célio Carlos Carvalho – Ribeirão Vermelho;
O Consórcio abrange 153 Municípios, com sede em Varginha e com orçamento de 36 milhões de reais para 2014. Possui 34 bases descentralizadas com ambulâncias e equipes (Sendo 09 dessas com duas ambulâncias, uma básica e outra UTI).
Atualmente estão sendo chamados para a realização do curso preparatório, que acontece em março/2014, 707 pessoas aprovadas no Processo Seletivo, dessas serão efetivadas um total de: 03 auxiliares de serviços gerais; 03 porteiros;03 alomoxarifes; 05 auxiliares administrativos; 01 auxiliar de farmácia; 222 condutores-socorristas; 192 técnicos de Enfermagem; 68 enfermeiros; 01 farmacêutico; 01 Psicólogo; 107 médicos.
O que é o SAMU?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O SAMU funciona todo dia?
O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, em benefício da população de cerca de 4 milhões de pessoas dos 153 municípios que compõem a Rede da Macrorregião Sul.
Quem trabalha no SAMU?
Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento. A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.
Como são as ambulâncias do SAMU?
Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem.
Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Quando devo chamar o SAMU?
O SAMU 192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para o 192.
Veja as situações em que o SAMU 192 deve ser chamado:
– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; Em caso de intoxicação; Em caso de queimaduras graves; Na ocorrência de maus tratos; Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; Em caso de tentativas de suicídio; Em crises hipertensivas; Quando houver acidentes/traumas com vítimas; Em casos de afogamentos; Em caso de choque elétrico; Em acidentes com produtos perigosos; Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

 

conselho_cissul_02

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam