Edição imprensaConfira a última edição impresa

Prefeitura e Copasa fazem varredura para busca de criadouros de pernilongos em Borda da Mata

No dia 12/11, representantes da Vigilância em Saúde, Departamento de Obras e Copasa fizeram uma varredura pela cidade em busca dos possíveis criadouros dos pernilongos gênero Culex que estão por todos os bairros. Identificados os locais, cada setor providenciou melhorias para tentar controlar a propagação.
Este tipo de inseto se propaga em ÁGUA SUJA e PARADA e apesar do incômodo, não transmite doenças (ao contrário do Aeds Aegypti que se reproduz em água limpa e transmite Dengue, Zika, Chicungunya e Febre Amarela).  Um dos piores pontos, está em um terreno particular em que o proprietário foi notificado para as providências necessárias. A partir do criadouro, esses pernilongos voam até 3km no perímetro urbano, por isso, eliminar os focos é tão importante.
De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “a conscientização de cada um de nós é de extrema importância! De nada adianta toda uma equipe de combate se as pessoas sempre jogam lixo em local inadequado, donos de lotes que não se preocupam em mantê-los limpos, casas com acúmulo de locais possíveis de serem criadouros, entre outros. Graças a Deus, desde 2016 temos controlado bem a transmissão destas doenças em Borda da Mata, e isto graças ao empenho dos agentes de endemias e de uma parcela da população que faz sua parte. Nosso trabalho é árduo e contínuo, sempre com foco no que é melhor para todos nós bordamatenses.”
A população também pode auxiliar comunicando a Prefeitura quanto aos lotes sujos na cidade, pois existe o Fiscal de Posturas que notifica os proprietários para que cumpram a obrigação de manter os terrenos limpos e assim contribuir com a Saúde Pública.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam