Edição impressaConfira a última edição impressa

Prefeitura trabalha políticas públicas para desenvolvimento do Turismo e Cultura em Borda da Mata

Em 2017, Borda da Mata voltou a integrar o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas e cumpriu os requisitos de políticas públicas para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro estabelecido pelo Ministério do Turismo. Também já está no portal turístico do Estado (www.minasgerais.com.br). Tais ações são importantes para alavancar a economia de Borda da Mata e gerar oportunidade de negócios aos empresários e empreendedores.
Com o intuito de conhecer cidades que já trabalham nesse sentido, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina/MG, Rafael Rezek, foi convidado e esteve em Borda da Mata no dia 25/10, para contar a experiência de Cristina.  A cidade que fica próxima de Itajubá tem 11 mil habitantes e cumpre os requisitos para receber o repasse de ICMS do Governo para investimento no Turismo, Cultura e Meio Ambiente há 10 anos. Rafael participou de uma reunião com a diretora de Administração e Finanças, Marília Sáber e com os responsáveis pelos setores de Turismo, Edna Motta, de Cultura, Laís Helena e de Esporte, Thiago Senna. Ele também participou da reunião do COMTUR.
De acordo com Rafael, a organização e desenvolvimento das ações que visam a atração de investimentos para a cidade nos setores de Turismo e Cultura não dependem apenas da Prefeitura, “é extremamente importante a participação da comunidade, dos comerciantes e dos conselhos municipais no planejamento e desenvolvimento turístico e cultural de um município. Principalmente do comércio local e da iniciativa privada.”
Para a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Edna Motta, “o potencial de Borda da Mata já é visto por quem passa por aqui todos os dias, principalmente para negócios com o setor têxtil. Pela religiosidade, porque estamos na mais famosa rota de peregrinação do país, o Caminho da Fé, além de ser ponto final da rota Caminho da Prece. Pela localização e pela natureza, muito propícia aos esportes de aventura, também já conhecida por ciclistas. Além de outros pontos que vem sendo discutidos pelos conselheiros para que sejam catalogados e explorados de forma sustentável e rentável aos moradores e ao comércio local.”
Como ações concretas em Borda da Mata, no setor de Turismo, vinculado ao Gabinete do Prefeito, está em andamento a Pesquisa de Demanda Turística, aplicada nos setores têxtil, de couro, de artefatos de madeira, artesanato, hotelaria, estabelecimentos de alimentos & bebidas com perfil turístico, além do Inventário Turístico solicitado pela Secretaria de Estado do Turismo para catalogar todos os lugares e serviços de Borda da Mata e a reativação do COMTUR, representado por 12 instituições, associações e grupos da sociedade.
O Setor de Cultura que pertence ao Departamento de Educação e Cultura, Esporte e Lazer iniciou o Cadastro de Artistas Locais (disponível no site www.bordadamata.mg.gov.br) com o objetivo de conhecer e cadastrar as pessoas que desenvolvem toda e qualquer manifestação cultural no município, além organizar toda a burocracia para dar início aos primeiros conselhos de Cultura e Patrimônio Cultural de Borda da Mata. Também está organizando o calendário oficial de eventos 2018 e estruturando festas e projetos de cunho cultural no município.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.