Edição impressaConfira a última edição impressa

Prêmio MPE Brasil – Mineiros buscam o bicampeonato

 Práticas de gestão de micro e pequenas empresas mineiras estão entre as melhores do país

Sete mineiras estão entre as micro e pequenas empresas que concorrem à etapa nacional do Prêmio MPE Brasil. Os mineiros esperam repetir o resultado da última edição, quando as empresas NTW Contabilidade e Gestão Empresarial (Ipatinga), e Medilab Laboratório Médico (João Monlevade) venceram em duas categorias do prêmio na final nacional. Os finalistas e vencedores serão conhecidos no dia 23 de março, durante solenidade em Brasília. 

Das 302 vencedoras estaduais de todo o país, 69 passaram para a fase final da competição que estimula a qualidade e divulga experiências inovadoras na gestão. As finalistas mineiras são das cidades de João Monlevade, Sacramento, Itajubá, Ponte Nova e Rio Paranaíba. Elas concorrem nas categorias: Comércio, Serviços, Serviços de Educação, Serviços da Tecnologia da Informação, Indústria, Agronegócios e Destaque de Responsabilidade Social.

“Os empresários mineiros estão cada vez mais investindo na qualidade, inovação e na melhoria da gestão, transformando suas empresas em negócios competitivos. Elas se tornam grandes exemplos a serem seguidos”, afirma o diretor Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha. 

Nesta 16ª edição do prêmio, mais de cinco mil micro e pequenas empresas se inscreveramem Minas Gerais. Emtodo o país foram mais de  58 mil inscritos. As candidatas foram avaliadas em relação às práticas gerenciais e resultados como ganho de qualidade, produtividade, rentabilidade e relacionamento com o cliente.

 

No páreo

 

A empresa Segvida, de Ponte Nova, alcançou a maior pontuação na etapa estadual.  Ela foi vencedora na categoria Serviços. As outras mineiras no páreo são a Maritaca Turismo (Destaque de Responsabilidade Social), Farmácia Central (Comércio) e Colégio e Faculdade Kennedy (Serviços de Educação), de João Monlevade; U.S.M. (Indústria) e Mútuos (Serviços de Tecnologia da Informação), de Itajubá; e  Fazenda Naohito Tsuge (Agronegócios), de Rio Paranaíba

O Prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Rede de Cooperação Brasil+ e Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Gerdau e Petrobras e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e  Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

 

Conheça as candidatas na etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

 

CATEGORIA COMÉRCIO

 

Empresa: Farmácia Central (João Monlevade)

 

Atividade: Comercialização de produtos e serviços farmacêuticos

 

Diferencial: Desde2008, a empresa implantou um sistema de gestão da qualidade que possibilitou a padronização da prestação de serviço e do funcionamento dos processos internos. A nova forma de gerir o negócio impacta desde o atendimento ao cliente à contratação de funcionários e fornecedores.

 

Em1997, aempresa criou o projeto Educação e Saúde. A iniciativa é direcionada à prevenção e acompanhamento de clientes com doenças crônicas. A empresa presta serviço gratuito de medição de pressão, glicose e orientação nutricional.

 

Há alguns anos foram também criadas outras iniciativas de responsabilidade social, como palestras, campanhas de conscientização ambiental e prevenção de doenças para jovens e crianças.

 

Atualmente, são duas farmáciasem João Monlevadee umaem Bela Vistade Minas.

 

Contato: Maria da Consolação Machado – (31) 3851-2950 / 8803-9219

 

 

CATEGORIA DESTAQUE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Empresa: Maritaca Turismo (Sacramento)

 

Atividade: Agência de receptivo turístico

 

Diferencial: A empresa foi criada em 2007. Dois anos depois foi desenvolvido o projeto Semeando o Futuro, que tem como objetivo sensibilizar a população de Sacramento sobre a reutilização, reciclagem e coleta seletiva do lixo produzido na cidade. Desde 2009 foram realizadas 170 palestras de conscientização.

Outra iniciativa da empresa foi a implantação de uma gestão de segurança na prestação do serviço. A iniciativa prevê vistorias nos equipamentos utilizados em trilhas e escaladas, além da orientação passada aos visitantes sobre os perigos e a importância da preservação ambiental do destino turístico.  

 

Contato: Frederico Crema Leis – (34) 3351-5059 / (34) 9148-6882

 

 

 

CATEGORIA SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

 

Empresa: Colégio e Faculdade Kennedy (João Monlevade)

 

Atividade: Instituição de ensino

 

Diferencial: A empresa presta um serviço de atendimento personalizado aos alunos. As aulas são auditadas semanalmente por um responsável que avalia o desempenho, postura e pontualidade do professor dentro da sala de aula.

 

Os funcionários são treinados periodicamente. São realizadas pesquisas de clima e avaliação do desempenho dos funcionários e professores.

 

A empresa faz campanhas educativas com os alunos sobre responsabilidade social e preservação ambiental. Quando a empresa promove eventos, os vizinhos são comunicados sobre o horário de início e término para que não haja incômodo.

 

Contato: Carla Rodrigues Figueiredo Lara – (31) 3851-3030 / 9145-9590

 

 

CATEGORIA SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Empresa : Mútuos  (Itajubá)

 

Atividade: Consultoria em Tecnologia da Informação

 

Diferencial: Em2008, a empresa desenvolveu o software Mútuos para gestão de compras em conjunto.  A ferramenta possibilita que Centrais de Negócios e cooperativas troquem informações sobre as compras e centralizem os pedidos, que serão repassados para os fornecedores. Quanto maior a compra, maior o desconto oferecido pelos fornecedores.

 

Os grupos que compraram o software já conseguiram descontos de até 30%. São empresas dos setores de agronegócios, bares e hotéis de São Paulo, Pará, Paraná e Minas Gerais

 

A empresa Mútuos ainda estimula os funcionários a darem opiniões sobre as melhorias no software por meio de reuniões mensais e ainda são liberados durante o horário de serviço para darem palestras gratuitas de informática em creches, asilos e escolas da cidade.

 

Contato: Bernardo Vasconcelos de Carvalho – (35) 3629-1631 / (35) 9111-5223

 

 

 

CATEGORIA SERVIÇOS

 

Empresa: Segvida (Ponte Nova)

 

Atividade: Consultoria em segurança do trabalho e meio ambiente

 

Diferencial: A empresa criou uma gerência de inovação e tecnologia, formada por dois funcionários que avaliam novos produtos e propõem melhorias nos serviços prestados. Há ainda grupos de estudos, formados por clientes e funcionários que discutem sobre melhorias, necessidades, troca de experiências e informações sobre o projeto.

 

A empresa promove ainda projetos internos como a Embaixada do Bem. Os funcionários participam de ações como contar historias para crianças de creches e escolas da cidade, e promovem palestras educacionais. Dentro do projeto também estão sendo produzidas lixeiras ecológicas, que separam o lixo e facilitam a coleta de garrafas pets que servem de matéria-prima para uma fábrica de vassouras da cidade.  Cerca de 35 dessas lixeiras serão apadrinhadas por empresários do bairro, que ajudarão na manutenção dos coletores.

 

Também foi criado o Programa Fidelidade. Quanto maior o tempo que o funcionário permanece na empresa, maior é o benefício adquirido por ele. Os benefícios vão desde o custeio em cursos de línguas a aulas de iogas, sessão de massagens, progressão de férias e cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, a empresa está instaladaem Ponte Nova, Mariana e Timóteo.

 

Contato: Matilde Aparecida Santos – (31) 3817-4149 / (31) 8473-4618

 

 

 

CATEGORIA INDÚSTRIA

 

Empresa: U.S.M. Indústria e Comércio  (Itajubá)

 

Atividade: Prestação de serviços de usinagem

 

Diferencial. A empresa criou um sistema de avaliação de fornecedores. A avaliação é feita por meio de questionário, que identifica critérios como organização, qualidade do produto, cumprimento de prazo e preço.

 

A empresa também faz uma análise crítica de viabilidade, em que são identificadas as necessidades do cliente e as condições de execução do projeto. Entre os critérios analisados estão os impactos que o projeto causará ao meio ambiente e as condições de fabricação.

 

A empresa criou um sistema de gestão de qualidade em que são avaliados indicadores, pontualidade, qualidade e metas do serviço prestado. Periodicamente, é feita uma reunião entre fornecedores e empresas concorrentes para trocar informações sobre o mercado, balanços e tendências.

 

Contato: Maurício Corrêa Gonçalves – (35) 3623-5358 / (35) 8427-3974

 

 

 

CATEGORIA AGRONEGÓCIOS

 

Empresa: Naohito Tsuge (Rio Paranaíba)

 

Atividade: Produção de abacate e café

 

Diferencial: A fazenda produtora de abacate e café possui cinco certificações emitidas por entidades diferentes referentes à qualidade da produção, às boas condições de trabalho oferecidas aos funcionários e ao cuidado com o meio ambiente.

Participante do projeto Educampo, do Sebrae-MG, a fazenda faz análise sobre as melhorias da qualidade, produção, rentabilidade e produtividade. Entre os resultados alcançados estão a diminuição de custos e o aumento da produção e dos lucros.

 

A fazenda também faz o monitoramento dos animais que estão na propriedade, recupera a flora e promove ações de proteção a nascentes.  Criou ainda o Projeto Mundo Novo, em que crianças da região conhecem a propriedade rural e recebem informações sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

 

Contato: Paulo Katsuo Tsuge – (34) 3671-6590 / (34) 9108-9997

 

 

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.