Edição impressaConfira a última edição impressa

Prevenção ao Crime de Estelionato

111111O crime de estelionato, apesar de não apresentar natureza violenta, via de regra, é um delito que causa considerável desconforto social e prejuízo econômico, vitimando em sua maioria, pessoas simples.
Verifica-se que para a consumação do crime a vítima é induzida em erro, podendo ser cometido por diversas formas e momentos distintos, muitas vezes até mesmo mediante contatos telefônicos.
Trata-se de um delito com uma seqüência de atos, baseados principalmente pela capacidade do(s) autor(es) em envolver e ludibriar as pessoas.
Pelas características e modus operandi, é bastante difícil a localização e prisão dos autores em flagrante, sendo mais viável estudar e adotar ações preventivas, notadamente com orientações às potenciais vítimas e ao público em geral.
Nesse sentido, a Polícia Militar de Borda da Mata alerta toda a população acerca de tais crimes e apresenta uma lista com todas suas características visando orientação e à redução dos casos de estelionato em nossa cidade.
Nome do golpe e características:
Golpe do Empréstimo
As vítimas, normalmente em busca de empréstimo, realizam depósitos de menores valores, na crença da liberação do crédito desejado, percebendo, somente depois, se tratar de um golpe.
Golpe do Consórcio
Estelionatários anunciam nos jornais a venda de consórcios sorteados, com preços atrativos. É solicitado ao interessado o envio via fax, de cópia de documentos pessoais para a realização de contrato e o pagamento de uma taxa de baio valor para a transferência de titularidade do referido consórcio. As Vítimas recebem cópia do suposto pedido do veículo junto à fábrica e da
nota fiscal, e efetuam o pagamento, mediante depósito na conta-corrente do estelionatário. Em geral as contas correntes são abertas com os documentos falsos e os contatos telefônicos são feitos por meio de aparelhos celulares pré-pagos (celular de cartão) e celulares clonados.
Golpe da Recompensa
Estelionatários fingem derrubar grandes quantias de dinheiro ou cheques no chão. A fim de ajudar, a vítima recolhe a quantia e devolve ao estelionatário. Este por sua vez, agradece dizendo à pessoa que se encaminhe a um escritório para que receba uma recompensa pelo seu feito, porém, para ter certeza que a vítima vai retornar, o estelionatário pede para que a mesma deixe sua bolsa como garantia. Essa ação geralmente é realizada por um estelionatário e seu comparsa, que serve para incentivar a vítima a ir buscar sua suposta recompensa.
Venda do Bilhete Premiado
Passando-se por ingênuo, estelionatários abordam pessoas em busca de informações sobre como receber um suposto prêmio ganho na loteria. Após a encenação, o golpe é realizado no momento em que o estelionatário oferece a pessoa seu bilhete em troca de pagamento irrisório. As vítimas mais freqüentes são mulheres idosas.
Golpe do Celular Clonado
Estelionatários ligam para o telefone da vítima com a desculpa de que há um problema na linha e que para consertá-Ia o dono do celular deverá discar um número. Esse número fornecido pelo estelionatário já permite que o celular seja clonado possibilitando que ele seja utilizado de forma indiscriminada, até mesmo para ligações interurbanas e internacionais. Observação: A vítima somente percebe o golpe quando recebe a conta telefônica.
Golpe da Autoridade
O estelionatário liga para vítima se identificando como autoridade e solicita que seja enviado algum item, bem como a inserção de créditos telefônicos em números específicos. O item pedido é ignorado sendo somente utilizados os créditos adquiridos.
Golpe do Caixa Eletrônico
o estelionatário trava teclas de operação caixa e quando a vítima se aproxima e introduz o cartão na máquina digitando a senha e solicitando o serviço desejado, não consegue efetuar a operação. O estelionatário oferece para ajudar orientando a vítima a retirar o cartão e procurar outro caixa, já havendo memorizado a senha. A vítima se dirige a outro terminal sem encerrar a operação que estava realizando. Nesse momento o estelionatário destrava as teclas e efetua saques na conta da vítima.
Fraude Bancária com Transferência Eletrônica:
O estelionatário liga para um correntista de determinado banco, passando-se por gerente ou funcionário da tesouraria, informando-o de que existe um saldo a ser creditado na conta da vítima, referente a erros contábeis quando do desconto do CPMF, o gol pista solicita que a vítima digite pelo computador ou no próprio telefone o número de sua conta corrente e da senha, que é gravada pelo estelionatário. De posse de tais dados, efetua transferências via internet de todo o saldo existente na conta da vítima para uma conta corrente aberta com documentos falsos para o recebimento dos depósitos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.