Edição impressaConfira a última edição impressa

Primeira Igreja Batista em Borda da Mata

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O termo batista tem suas origens e denominação ligada a dissidentes ingleses no século XVII. A Primeira Igreja Batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses foram para a Holanda em busca de liberdade religiosa em 1608, isto num tempo de reforma religiosa intensa. Liderados pelo clérico John Smyth e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609, uma igreja de doutrina batista, que se caracteriza pelo batismo de fé e não pelo batismo infantil. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor. Examinando a Bíblia creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da Igreja. Constituiu assim a Primeira Igreja Batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão. Só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática, tornado-se comum depois a todos os batistas.

Nos Estados Unidos, a Primeira Igreja Batista nasceu através de Roger Willians que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639 na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island e John Clark organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde hoje sua principal denominação a Convenção Batista do Sul. Esta convenção conta com 15 milhões de membros.

Por força da Guerra Civil Americana de 1865, confederados do Sul dos Estados Unidos, esmagadoramente da Igreja Batista, começaram a buscar outras terras de potencial agronômico. O Brasil é um dos países escolhidos. Logo em 1867, um grupo de estadunidenses que somaram mais de 50.000 pessoas desembarcaram nos portos brasileiros em busca de refúgio e terra fértil, vasta e barata.  Avançando para o continente, escolheram a cidade de Santa Bárbara d’Oeste para adquirirem terras e fixarem residência. Em 1870 publicam um “Manifesto Para Evangelização do Brasil”. Em 1871, batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara d’Oeste. Outro grupo, em 1879, faz surgir a Segunda Igreja Batista em Santa Bárbara d’Oeste no bairro da Estação, onde atualmente está localizada a cidade de Americana.

A Convenção Batista Brasileira, em 2011, possuía 6.000 igrejas organizadas, 1.200 congregações ou missões espalhadas por todo o território nacional e mais de 1.100.000 membros. A mesma possui colégios, seminários, orfanatos, faculdades, hospitais, centros de recuperação para usuários de drogas, todos mantidos com convenções estaduais e igrejas locais.

Em Borda da Mata, nasce a Congregação Batista em 24/06/2007, vinculada a Primeira Igreja Batista de Pouso Alegre, através de uma evangelização realizada por missionários batistas brasileiros e americanos, sendo supervisores o Pr. Genevaldo e Pr Monthy Thompson, este último missionário americano.  As primeiras reuniões foram realizadas na casa do Sr. Valdivino, sob a coordenação da missionária Catarina da cidade de Campinas e do missionário Hélvio, designado pela Primeira Igreja Batista em Pouso Alegre. No ano de 2007, a Igreja com aproximadamente 11 membros passa a ter endereço à Av. Wilson Megale, número 609. Neste período várias ações foram realizadas tendo como destaque as missões em junho de 2012, onde membros de Igrejas Batistas dos Estados Unidos estiveram presentes em Borda da Mata, trabalhando nesta pastoral.

Hoje a Primeira Igreja Batista em Borda da Mata está constituída com seu corpo diretivo, seu quadro de membros efetivo e desvinculado da Primeira Igreja Batista de Pouso Alegre. Em 08 de Dezembro de 2012, o Evangelista Hélvio é ordenado Pastor, concluindo a primeira fase do trabalho ao qual foi designado.

“Nossa Igreja Batista começa um novo ciclo no sentido de levar a todos os Cristãos a palavra de Deus e mostrando ser ela a única verdade a ser seguida. Nós cristãos, com exemplos, mostramos ao mundo que o AMOR e a obediência à palavra de Deus são a esperança de termos um mundo melhor onde reinará a justiça, a paz, a fraternidade. Nossas orações trarão conforto aos corações daqueles que não encontraram o Deus vivo e bondoso cheio de amor e misericórdia. Cristãos, façam de suas vidas eternas orações lembrando sempre: ”AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS”.”, diz o pastor Hélvio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.