Edição impressaConfira a última edição impressa

Professor Bordamatense assume Direção Geral do Campus do Instituto Federal do Sul de Minas em Passos

João Paulo

 

O professor de Borda da Mata, João Paulo de Toledo Gomes, que está frente da direção do Câmpus Passos IFSULDEMINAS desde 25 de fevereiro deste ano fala sobre o compromisso ao assumir o cargo e dos desafios da gestão nessa fase de consolidação do IFSULDEMINAS no município.

O IFSULDEMINAS está presente como câmpus avançado em Passos, há cerca de 2 anos. Qual a visão da Rede Federal em relação ao município?
Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a cidade de Passos foi agraciada com um pólo de rede e hoje o Câmpus Passos é uma realidade. Por ser referência na região com aproximadamente 21 cidades em seu entorno, Passos foi estrategicamente escolhida por sua forte influência e atuação na prestação de serviços, comércio e agronegócio, dessa forma, o IFSULDEMINAS – Câmpus Passos soma forças a outras instituições locais para estimular o desenvolvimento regional, difundindo tecnologias e formando cidadãos comprometidos com a realidade local.
Existe previsão para novos cursos, quais e como é o processo de definição dos cursos que o Instituto Federal oferece?
Os cursos são ofertados mediante audiência pública, onde a população sinaliza quais cursos podem contribuir com a cidade e região. Atualmente o Câmpus Passos possui os cursos técnicos em informática, vestuário, comunicação visual e enfermagem, de acordo com estes eixos tecnológicos estão sendo pleiteados novos cursos em nível de graduação. Está previsto para segundo semestre de 2014 nosso primeiro curso de graduação, que será Bacharelado em Ciência da Computação. E para início de 2015, Licenciatura em Matemática, além de previsões para outros cursos de graduação, pós-graduação e técnicos nos demais eixos, como por exemplo, Publicidade e Propaganda, Gestão de Saúde Pública, Design de moda, PROEJA.
Você está assumindo a gestão do Câmpus em sua fase de consolidação. Quais os maiores desafios no que diz respeito à sua política de gestão?
Percebo que para consolidação do Câmpus, é necessário o reconhecimento da população para a importância de ter uma Instituição Federal na cidade, promovendo ensino de qualidade e gratuito aos cidadãos. O fato do Câmpus Passos a partir de agora ter autonomia administrativa, ou seja, o orçamento anual é repassado diretamente ao Câmpus para ser gerido sem intervenção da Reitoria, é de fundamental importância para facilitar o processo de aquisição de materiais permanentes. Estou em Passos a pouco mais de 2 anos e é frustrante quando alguém por algum motivo diz não saber onde estamos, o que somos ou fazemos. Então nossa atuação deve ser mais visível para a população.
Você tem experiência na área de pesquisa, qual a contribuição essa experiência dará a gestão do Câmpus Passos?
Esta gestão pretende implantar uma política de marketing interno e externo para divulgação das ações do Câmpus no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão; Fortalecer e buscar novas parcerias públicas e privadas; implantar uma incubadora de empresas de base tecnológica; fortalecer ensino, pesquisa e extensão; ampliar o acervo da biblioteca; construir novos laboratórios para comunicação visual, informática, enfermagem e vestuário; implantar uma cooperativa para venda de produtos fabricados internamente.
O Câmpus atualmente está em obras, como está o andamento e quais melhorias os alunos podem esperar a partir da conclusão dessas obras?
Hoje o Câmpus possui recursos para investir em novas construções, então pretendemos construir um ginásio poliesportivo, novas salas de aula,laboratórios, espaço para socialização dos docentes e discentes, alterar a portaria principal do Câmpus para Rua da Penha e um auditório. Temos também o refeitório, recém construído, que possivelmente fornecerá refeições para nossos estudantes no próximo semestre, no mesmo espaço do refeitório teremos um local para uma lanchonete ( ambos terceirizados). E em andamento a construção de um prédio pedagógico de 2 andares que terá 18 salas de aula, 3 laboratórios (química, física e biologia), setor de assistência ao educando com psicólogo, pedagogos, assistente social e assistentes de alunos em um espaço amplo com salas de atendimento individualizada, e um piso térreo que contemplará nosso almoxarifado e nossa garagem.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.