Edição impressaConfira a última edição impressa

Professor de História da Prefeitura de Borda da Mata recebe prêmio nacional de pesquisa

O professor de história Varlei Rodrigo do Couto é um dos 30 ganhadores, entre 3.965 inscritos no 7° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, organizado pela Secretaria de Política para Mulheres (SPM), em parceria como Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O concurso analisou os trabalhos produzidos em redações, artigos científicos e iniciativas sobre relações de gênero, mulheres e feminismos. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em Brasília/DF, no dia 17 de maio.

Com o trabalho “A cidade e as mariposas: A formação do imaginário social em torno da prostituição feminina em Pouso Alegre – MG (1969-1989)”, o qual é uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso do ex-aluno da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Varlei explica como redigiu o artigo para concorrer ao prêmio “analisei como se deu a construção do imaginário social em torno da figura da mulher prostituta na cidade de Pouso Alegre entre os anos 1969-1989, quando se forma uma campanha de moralização contra a zona na região central da cidade. Procurei mostrar que um dos maiores detentores sobre a memória da zona hoje, na verdade atuou maciçamente a favor do fechamento da zona.”?

Na categoria concorrida por Varlei – graduados, especialistas e estudantes de mestrado – havia mais 217 concorrentes, segundo ele, ser o único ganhador de uma universidade particular e o único homem premiado foi uma grande conquista porque apesar de estar confiante, não acreditava muito “eu estava concorrendo com milhares de artigos enviados por pessoas de todo o território nacional. Concorri com algumas das mais conceituadas universidades do país, USP, UNICAMP, UNESP, UFMG, etc… Quando vi que tinha sido um dos dois ganhadores foi uma alegria imensa, pra mim, pra minha orientadora Elisabete Spíndola e pra UNIVÁS.”

Além de certificado e o artigo publicado em um livro com todos os outros artigos, projetos pedagógicos das escolas e as redações dos estudantes do Ensino Médio premiados, o ?professor recebeu uma premiação em dinheiro e uma bolsa de mestrado do CNPq em qualquer universidade do país e esta última é para Varlei, a principal conquista “eu sempre quis seguir a carreira acadêmica. O ambiente da universidade me fascina. E agora que tenho a bolsa estou estudando para passar no processo de seleção do programa de mestrado da UNICAMP, em Campinas/SP, universidade que é a mais conceituada no Brasil na minha linha de pesquisa que é Gênero, Identidades e Cultura Material. Se tudo der certo, parto para o mestrado ano que vem.”

A cerimônia foi conduzida pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Borda da Mata

?

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.