Edição impressaConfira a última edição impressa

Professores da rede pública do Sul de Minas passam por nova capacitação do Núcleo de Educação Ambiental

Projeto desenvolvido pela Fundação Espaço ECO®, BASF e Cooxupé já está em pleno funcionamento no Complexo do Japy, recebendo crianças do ensino fundamental

O Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® de Guaxupé (MG) promoveu (31/03), das 8h às 17h, no Complexo Industrial Japy, uma capacitação com docentes de 20 escolas das cidades de Arceburgo, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaxupé, Juruaia, Monte Santo de Minas e Muzambinho, todas localizadas no sul de Minas Gerais. O objetivo do treinamento foi mostrar aos professores como abordar temas como sustentabilidade e meio ambiente dentro da sala de aula e preparar os alunos para visitar o projeto desenvolvido pela Cooxupé em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO®.

Segundo Marcos Roberto Constâncio, professor de Juruaia, o curso foi bastante dinâmico. “O projeto é muito interessante, achei bastante proveitoso, principalmente o tema como trabalhar educação ambiental em sala de aula”, conta. Para Marici Martin, de Cabo Verde, as brincadeiras e práticas realizadas no treinamento foram valiosas e mostraram que o assunto pode ser inserido na vida dos estudantes de forma divertida.

Já a diretora da Escola Municipal Frei Florentino, em Muzambinho, Noelma Bueno Bibiano, avalia que a parte prática do curso também foi o ápice da capacitação. “Gostei muito, principalmente da experiência na mata, uma forma concreta de trabalhar o aprendizado. Também achei muito interessante a forma como organizaram as atividades, a didática de fácil entendimento, tudo muito bem feito. O material didático que vamos trabalhar em sala de aula também foi bem elaborado e o local é bastante apropriado”, elogia.

“A preocupação com o meio ambiente, bem como temas relacionados à sustentabilidade, interfere cada vez mais no cotidiano das pessoas, de uma forma tão importante quanto no desenvolvimento dos negócios e da própria sociedade. É o que pretendemos mostrar nessa formação”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Com esse trabalho os educadores terão papel ainda mais fundamental para multiplicar o conhecimento e serão estimulados a levar seus alunos a visitar ao Núcleo ao longo do ano.

“O professor é um ator crucial na educação de nossas crianças e como os temas relacionados ao meio ambiente estão em tudo que nos cerca, eles precisam identificar as oportunidades de como trabalhar isso em sala de aula. Dessa forma, ajudarão a fazer nossas crianças entenderem ainda mais a importância da conscientização ambiental”, afirma Carlos Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.