Edição imprensaConfira a última edição impresa

Programa de Melhoria da Atenção a Qualidade visita ESF de Tocos do Moji e fala da importância das Agentes Comunitárias de Saúde

No início do mês de novembro, a Equipe Saúde da Família de Tocos do Moji recebeu a visita do PMAQ- Programa de Melhoria da Atenção a Qualidade, sendo ela qualidade de atendimento ao usuário e aos profissionais.
Eles vieram para nortear a realizar atividades que possam melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo a Enfermeira Shirley Pereira, o grande mérito para que possam ter um grande desempenho nesta avaliação, a base primordial é o AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE,  que não  mede esforços para conseguir alcançar objetivos e metas, lutando com carinho, dedicação no seu serviço do dia a dia.
“Parabéns agentes comunitárias, a base da pirâmide ESF. Sem vocês não conseguiríamos.   Então recebam o  agradecimento de modo geral a todas vocês.
Não poderíamos deixar de  falar um pouquinho com a população referente aos trabalhos das agentes de saúde. Muitos não conhecem,  mais precisam conhecer.
Para que ele aconteça tem-se como base primordial o agente comunitário de saúde. Aquele que bate a sua porta e talvez, algumas pessoas não deixam entrar porque acham que é somente para uma assinatura.
Vamos lá….  O agente comunitário de saúde bate a sua porta, para oferecer todo atendimento que deve ser realizado dentro da sua casa, pois, a mesma carrega consigo um tablet, e papeis de orientações e prevenções, referente a saúde….. Entre outros.
Todo mês, as agentes de saúde tem que dar conta de suas visitas,  são muitas famílias, muitas casas e elas tem que prestar contas das casas visitadas e como foi as visitas.
Fazem relatório das visitas, das internações que teve motivo/causa e se na volta da internação o paciente precisará de uma visita do médico ou da enfermeira para fazer curativo ou outro procedimento e possível agendamento do médico ou da equipe para acompanhar você na sua casa.
Elas fazem listagens e atualizações de quantidade de hipertensos, diabéticos, entre todas as outras listagens mais ou menos umas trinta, tem prestar conta ao Ministério da Saúde para que venham insumos, materiais.
Em toda visita onde tem criança, pedirá cartão de vacinação do seu filho para acompanhar as vacinas, pois ela tem um acompanhamento das crianças através do cartão espelho, tem que saber sobre pesagem se foi no médico, se está sendo acompanhadas. Elas precisam atualizar tudo mensalmente entre listas e mais listas aproximadamente umas trinta listas.
Entre eles hipertensos,  diabéticos, pacientes que fazem uso de medicações, idosos.  Para que seja suficiente as vacina  para a população seja de criança, adolescente, adulto, gestante e idoso. Sejam bem cuidados.
Receba o Agente de Saúde, ele é muito importante na sua casa. Na sua saúde.
As funções do agente de saúde são inúmeras e não meras assinaturas.
Vamos mudar estamos no caminho certo, batalhar trabalhar com a prevenção das doenças da nossa população, assistir mais a população, cuidar com amor, carinho e dedicação, venham participar conosco dos nossos eventos das nossas atividades de melhoria para o atendimento da nossa população.
Em nome da equipe, ESF agradeço a cada um, de modo especial: a técnica de enfermagem Fernanda Braga, com sua competência e dedicação, sempre a sorrir,  cuidando com amor, carinho e destreza, agradeço as Agentes Comunitárias de Saúde: Glaucia Rosa, Gabriela Pereira, Leticia Silva Poliana Campos, Marinez Aparecida, Rosilene Alves, Maria Helena, Ana Cláudia Pereira, Maria Aparecida, graças a vocês a base da equipe saúde da família,  a base da saúde, pois, se queremos algum dado, se precisa entregar um exame, uma receita, ou quaisquer coisa é através da Agente de Saúde,  e falar um pouco de como vocês são importante para a saúde.
São vocês quem nos fornecem dados, de doenças de condições de saúde, quantitativos de crianças, adolescentes, adultos idosos, para uma campanha de vacinação, para um uma ação entre vários outros motivos.
São vocês junto a equipe que vão até as escolas fazerem palestras, mostrar conhecimento. Uma equipe começa quando todos trabalham de forma a garantir a satisfação e a qualidade de vida do usuário” enaltece a Enfermeira Shirley Pereira.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam