Edição impressaConfira a última edição impressa

Programas da COOXUPÉ incentivam o uso sustentável de água

A cooperativa possui diversos projetos que levam para o cooperado a importância do uso consciente da água na produção agrícola

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, com o objetivo de criar uma reflexão sobre a disponibilidade e utilização de recursos hídricos em diversos segmentos e em todo planeta. A COOXUPÉ, cooperativa de produtores de café com mais de 11 mil cooperados situados nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, comemora a data desenvolvendo ao longo do ano uma série de treinamentos para conscientização dos produtores acerca do uso responsável e tratamento da água.

Recentemente a cooperativa reuniu em Alpinópolis/MG, mais de 100 produtores de café para uma série de palestras sobre a importância do tratamento da água e a maneira correta para a coleta e envio de amostras para análise. Além de ensinar o produtor a reaproveitar a água utilizada na lavoura, o evento mostrou soluções simples, como o clorador, aparelho desenvolvido pela Embrapa que possibilita o tratamento de água residuária com cloro.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, José Eduardo Santos Júnior, a preocupação com a sustentabilidade é uma constante dentro da cooperativa, já que a agricultura é peça fundamental na preservação deste recurso natural. “Nossa responsabilidade maior é mostrar aos cooperados que eles podem e devem ter resultado econômico favorável em sua atividade, mas nunca esquecer das questões sociais e ambientais. O equilíbrio desses fatores traduz em qualidade de vida para os produtores e suas gerações futuras”, avalia.

Entre as principais ações difundidas, de acordo com o coordenador de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, Mário Ferraz, estão as práticas de plantio que utilizam menos agrotóxicos, aumentam a produtividade e não agridem o meio ambiente. “A agricultura brasileira não para de evoluir e os produtores precisam estar atentos às novas tecnologias que estão sendo aplicadas na lavoura. São ações e conceitos que diminuem o uso de insumos agrícolas, economizam água, aumentam a produtividade e protegem o solo”.

Ano Internacional da água

Diante da crescente demanda de água e a constante preocupação com a sua contaminação, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. O objetivo da entidade é mostrar para a população mundial os desafios de manejo deste bem natural. Durante este período, empresas do setor agro ou não estão se empenhando para uma conscientização em massa sobre a utilização do recurso hídrico.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.