Edição impressaConfira a última edição impressa

Projeto traz teatro gratuito para Pouso Alegre

O Palcomóvel – Conexão Cultural Tigre/ICRH chega a Minas Gerais com a missão de divertir crianças e adultos com espetáculos teatrais que tratam de futebol. No estado, as apresentações estão agendadas para o município de Pouso Alegre, de 02 a 04 de abril. Depois o projeto vai percorrer as cidades de Rio Claro e Indaiatuba (SP), Castro (PR), Joinville e Blumenau (SC).

Dois espetáculos estarão em cartaz em Pouso Alegre. A Cia. Era Uma Vez, de São Paulo, vai apresentar o espetáculo “Entre 4 Linhas”. A peça conta a história de dois viajantes – Marta e Michael – que se encontram por acaso em uma estrada que vai dar em uma das cidades sede da copa. A motivação para a viagem e a forma de jogar com os imprevistos que aparecem no caminho de ambos são diferentes, mas os dois tem uma coisa em comum: a paixão pelo futebol.

Outra atração é a peça “Aquela Bola”, espetáculo de contação de histórias criado e realizado por Tecka Mattoso com música ao vivo por Flavia Cunha e Val Azevedo. O texto foi criado a partir de trechos de livros de autores consagrados como Ziraldo e Jorge Amado e recheado com muitos e divertidos improvisos.

“As companhias foram selecionados em um processo que teve a participação de artistas de todo o País. Nosso objetivo é oferecer bons espetáculos contribuindo assim para o enriquecimento cultural do público”, diz o produtor cultural Felipe Esteves, que vai acompanhar o projeto. As apresentações, todas gratuitas e abertas ao público em geral, acontecem em uma estrutura especial. O Palcomóvel é um caminhão que abriga na carroceria um palco e a estrutura de camarim, necessários para os espetáculos. O veículo é estacionado em pontos de fácil acesso, onde é montada também uma área de plateia, com cobertura e cadeiras para o público. Todas as noites, às 19h30, serão promovidas sessões de cinema, também com filmes que destacam o futebol. As atrações serão Pelé Eterno e Ginga – A alma do futebol brasileiro (sinopses abaixo).

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH pegou a estrada pela primeira vez em 2008. Desde então, já chegou a mais de 350 mil pessoas em cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. No total, 44 companhias teatrais realizaram mais de 800 apresentações de espetáculos que alegraram milhares de pessoas, em sua absoluta maioria em comunidades carentes e sem acesso a diversidade de atrações culturais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.