Edição impressaConfira a última edição impressa

Qual o melhor investimento?

download

Em tempos de crise e com o baixo rendimento da poupança, todos buscam uma forma mágica de investimento, mas o investimento não deve estar atrelado apenas à rentabilidade, mas sim aos sonhos e objetivos que se deseja alcançar.

Esse aspecto é muito importante, pois dinheiro guardado sem destino estabelecido é alvo fácil de ser gasto. Sabendo o objetivo, pode-se definir onde colocá-lo para garantir a realização. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicação em ativos financeiros com riscos diferentes, variando de aplicações de baixo risco – como caderneta de poupança – até investimentos de alto risco, como aquisição de ações na bolsa de valores.

Aos interessados em saber mais, é interessante buscar ajuda de especialistas da área. Para isso, elaborei algumas orientações práticas:

Trace uma estratégia para poupar, para que não comprometa muito o orçamento financeiro mensal e acabe trazendo problema às finanças;
– Quando guardar para objetivos diferentes, defina a data do resgate de cada ativo financeiro escolhido, já no momento em que escolher a aplicação. Quanto maior for esse período, normalmente, maior será a rentabilidade e menor a incidência de tributos;
– Saiba o risco do investimento feito, pois ele é diretamente proporcional à rentabilidade. Dependendo do objetivo, não precisa ser uma aplicação de alto risco, como pro exemplo os de curto prazo;
– Veja quais os tributos e outras despesas que serão cobradas, como taxa de administração, pois podem chegar a comprometer o orçamento.

Sobre as alternativas de investimento: Fundos Referenciados DI, Fundos de curto prazo, Fundo de Investimento, Caderneta de Poupança, CDB – Certificado de Depósito Bancário e RDB – Recibos de Depósito Bancário, Títulos públicos, Ações e Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Todas essas linhas de investimentos possuem seus pontos negativos e positivos que dependerão da situação, objetivo e perfil do investidor. Independente de qual caminho seguir, o importante é ter educação financeira, para garantir que os objetivos serão alcançados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam