Edição impressa Quer anunciar para Borda da Mata e região? Saiba como

Reciclando idéias

Reciclando ideiasO carnaval chegou e os foliões já começaram a se preparar para brincar em blocos de rua, desfiles de escolas de samba e trios elétricos. No entanto, para não deixar a alegria de lado depois que a festa acabar, são necessários alguns cuidados com a saúde, tais como manter-se hidratado, usar filtros solar e se alimentar com dietas adequadas ao ritmo intenso da folia, bem como usar calçados e roupas e fantasias adequadas. Assim garante-se que, depois do carnaval, será só alegria. Reduzir, reutilizar e reciclar, são os 3Rs que fazem a diferença na natureza e que podem ser colocados em prática no seu carnaval. Como já temos uma boa dica de práticas ecológicas e saudáveis no carnaval, dessa vez vamos falar das brilhantes fantasias que dominam os desfiles das escolas de samba. Fantasias de Carnaval são, quase sempre, descartáveis. Celebridades jamais vão repetir seus looks de um ano para o outro na avenida. Para o cidadão comum, as opções são, em sua maioria, feitas de materiais baratos e frágeis e vão parar no lixo depois do primeiro bloquinho. Então, o que fazer para diminuir a geração de resíduos e não gastar muito dinheiro com fantasia no Carnaval? Reduza, Reutilize, Recicle.
Reduza: Não saia comprando tudo o que vê pela frente nas lojas especializadas em artigos de Carnaval. Pense se realmente vai usar aquela peruca colorida, o chapéu de bruxa… Nessas horas é bom se planejar: saber quantos dias pretende sair fantasiado e quais as opções disponíveis em casa. Dá para fazer fantasias super bacanas com roupas que você já tem no armário. Nessas horas, a criatividade tem que falar mais alto.
Reutilize: Revire os armários e resgate itens que você guardou da última festa à fantasia ou do último Carnaval. Vale colar de havaiana, chapéu de mágico, cartola… Reutilizar esses itens (e outros que fazem parte do nosso guarda-roupa, como suspensórios, saias, vestidos coloridos, bermudas diferentes) e procurar referências de fantasias que você mesmo pode montar pode surpreender!
Recicle: Se você resolveu comprar coisas novas, dê um fim correto para elas depois da folia. Envie os itens de plástico para reciclagem, separe o papel para a coleta seletiva. Dá também para se engajar num processo de reciclagem criativa e achar outros fins para algo que seria jogado fora.
Em fim, em dias de que requerem cuidados com o meio ambiente quem ganha com o carnaval sustentável somos todos nós.
Leonardo Alex – Gestor
Ambiental/Biólogo

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Protected by WP Anti Spam
 
Copyright Tribuna Popular