Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria de Saúde de Borda da Mata promove Manhã da Saúde Mental devido Setembro Amarelo

 

A Prefeitura de Borda da Mata, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma experiência enriquecedora em prol do Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio.

“Começamos o dia com uma roda de conversa sobre Saúde Mental, contando com a participação de profissionais de saúde comprometidos em fornecer informações valiosas e apoio. Foi um momento de compartilhamento, aprendizado e solidariedade.Em seguida, tivemos um Aulão de Alongamento para relaxar corpo e mente. Sabemos o quanto é importante cuidar não apenas da nossa saúde mental, mas também do nosso bem-estar físico. Foi uma oportunidade de nos reconectarmos com nosso corpo e aliviar o estresse”, diz a Secretária de Saúde, Maysa Monteiro e acrescenta “e para encerrar o evento da melhor forma possível, desfrutamos de um delicioso Café da Manhã Especial, compartilhando histórias e fortalecendo nossos laços. Afinal, a união e o apoio mútuo são fundamentais para superar desafios relacionados à saúde mental.”

Neste Setembro Amarelo, foi reforçada a importância de falar abertamente sobre saúde mental, buscando ajuda quando necessário e estando presentes uns para os outros. “Juntos somos mais fortes, e juntos podemos fazer a diferença na prevenção do suicídio e no cuidado com a nossa saúde mental”, finaliza Maysa Monteiro.

Setembro Amarelo 2023: Se precisar, peça ajuda!

 

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.