Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria de Saúde de Borda da Mata realiza mutirão de vacinação contra febre amarela na zona rural

vacinacao mandu febre amarela (2)No bairro rural Mandu, 62 moradores foram vacinados contra a febre amarela. O local recebeu o mutirão porque o mosquito transmissor da febre amarela ocorre em zonas de mata e o local teve prioridade. A vacinação aconteceu na igreja da localidade no dia 01/02/2017.
Toda a zona rural receberá a vacina conforme a Secretaria Municipal de Saúde receber as doses do Ministério da Saúde. A prioridade são as áreas de mata e presença de macacos, animais que são os reservatórios do vírus da Febre Amarela. Os moradores serão convocados previamente pelo agente de saúde da área de cobertura.
Já foram realizadas campanhas como essa em 1999 e 2011. Quem já tomou duas doses da vacina, ESTÁ IMUNE PARA SEMPRE. A equipe de Saúde da Família está com a lista de todos que foram vacinados em 2011. Além disso, o cartão de vacina é INDISPENSÁVEL na hora da vacinação, pois é ele que orienta os profissionais da saúde sobre as vacinas já tomadas ou não.
Duas doses da vacina imunizam a pessoa para sempre
A vacina sempre esteve disponível na Sala de Vacinas, situada na UBS Monsenhor Pedro Cintra, das 7h às 13h, de segunda a sexta feira. No entanto agora, devido ao enfoque dado pela mídia, a população está procurando muito a vacina, porém Borda da Mata não está recebendo doses suficientes para toda a população. As doses estão sendo destinadas em maior número para as cidades onde está ocorrendo a doença, ação nada mais que justa para o momento, visto que não há casos em nossa região até o momento.
As doses disponíveis em Borda da Mata são para priorizar a população residente da zona rural de MATA, visto que a Febre Amarela até o momento é silvestre. Não há registros de caso urbano desde o ano de 1942.
Assim, população que mora na área urbana, que não vai viajar para áreas onde está ocorrendo a doença, neste momento NÃO precisa se desesperar para tomar a vacina; serão vacinados, porém, em outro momento. Quem já tem duas doses da vacina não precisa tomar mais, está imune para sempre.
Na UBS Monsenhor Pedro Cintra, toda terça-feira pela manhã, serão realizadas as vacinas para as crianças de 09 meses (1ª dose) e crianças de 04 anos (2ª dose) e quem estiver com a vacina em atraso, com o cartão de vacinas EM MÃOS.
De acordo com a Enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Miranda Siqueira Dande, para a zona rural, serão convocados, conforme a vacina for recebida, pela equipe de Saúde da Família. “Será realizada nos bairros, sendo que já iniciamos pelo Mandu, em 01/02, por ser uma área de mata extensa e distante da zona urbana.” É importante sempre levar o cartão de vacinas quando for vacinar para avaliar a necessidade de tomar ou não;
A vacina está contra-indicada para gestantes, mães que amamentam crianças menores de 06 meses, pessoas com baixa imunidade e alérgicas a ovo.vacinacao mandu febre amarela (3)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.