Edição imprensaConfira a última edição impresa

Secretaria de Saúde discute ações de saúde pública e homenageia enfermeiros

Por ocasião do Dia do Enfermeiro, em 12 de maio, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na Câmara Municipal, no dia 16/05, para ouvir sobre questões relevantes e inerentes à saúde pública em Borda da Mata. Como convidado, estava o médico, advogado e deputado estadual Arlen Santiago. Em sua fala, Arlen criticou a dívida do Estado e as consequentes dificuldades financeiras dos municípios mineiros em manter os serviços essenciais. “Saúde não tem preço, mas tem custo. A falta de responsabilidade do governador Pimentel é um golpe contra os mineiros. A dívida milionária com Borda da Mata põe em risco “
Médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e demais servidores da Secretaria também ouviram a fala do técnico em enfermagem Luiz Carlos Marçal sobre os serviços e características da urgência e emergência no Pronto Atendimento Municipal “cerca de 70% dos casos atendidos no Pronto Socorro são de pacientes que poderiam ser atendidos pela Estratégia Saúde da Família, pois o Pronto Atendimento tem prioridade para casos com risco iminente de vida”. A parceria dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde com o atendimento de casa em casa por meio dos agentes comunitários de saúde visa otimizar o atendimento descentralizado, portanto, horários diferenciados estão sendo estudados para ampliar o acesso da população nos bairros.
O prefeito André Carvalho Marques reforçou a dificuldade financeira enfrentada nos anos 2017 e 2018 com a omissão do Estado de Minas Gerais em repasses obrigatórios, “mesmo assim, em 2017, investimos 31% da arrecadação municipal na Saúde, enquanto o esperado é 15%. Confiamos na mudança do cenário político e econômico do país e acima de tudo, nós confiamos em vocês, sabemos da importância de cada servidor na prestação de um bom serviço, por isso temos o compromisso com o salário dentro do mês trabalhado. Peço que cada um receba o paciente com carinho e atenda a necessidade com atenção.”
Para a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Sirlene Ramos, a saúde pública depende do empenho e do profissionalismo de cada um “é um trabalho de formiguinha, mas eu sei que nós damos o suor e o sangue pelos pacientes e embora só as críticas vão a público, sabemos dos elogios que chegam a nós depois de um dia cheio.”
A secretária de saúde, Rosaly Esther, conclui o evento salientando a mensagem “tenha um olhar humanizado, se indignem com os comentários mentirosos e maldosos, porque trabalhar com vidas é lidar com a pessoa fragilizada e o nosso papel é dar esperança e tornar Borda da Mata referência”.
Na ocasião, os enfermeiros e técnicos em enfermagem foram homenageados pelo dia 12 de Maio, o dia do Enfermeiro. A psicóloga Rosana Mara dos Santos também falou sobre Saúde mental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam