Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria de Educação de Borda da Mata realiza encontro com 135 professores de 25 municípios da região

Encontro Educação (2)

O 13º Encontro do Grupo de Estudos Proinfância – Polo Guaxupé em Borda da Mata reuniu cerca de 135 professores de 25 municípios e da Rede Municipal bordamatense. Representantes da Educação Infantil de Bom Repouso, Albertina, Campos Gerais, Guaxupé, Cachoeira de Minas, Extrema, Silvianópolis, Bueno Brandão, Inconfidentes, Piranguinho, Tocos do Moji, Careaçu, Cambuí, Monte Sião, Ilicínia, Arceburgo, Jacutinga, Monte Santo de Minas, Senador José Bento, Ijaci, Guaranésia, Camanducaia, Mococa e Pouso Alegre e Ouro Fino estiveram presentes e discutiram sobre o tema “A Educação infantil frente às mudanças ocasionadas pela Lei Federal nº 12.796 de 04/04/2013 e Lei Estadual nº 20.817 de 29/07/2013”.
As leis dispõem sobre o ingresso da criança mais cedo na escola. Em resumo, a Lei Estadual determina que a criança com 6 anos de idade até 30 de junho deve ser matriculada no primeiro ano. A Lei Federal estabelece que a educação básica obrigatória se inicie aos 4 anos de idade. Diante das novas legislações, os educadores discutiram e trocaram experiências sobre a rotina escolar.
A Mestre em Educação pela Unicamp e assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé, Cristina Lúcia D. G. Cruvinel, palestrou sobre as leis em questão. Já a professora mestre do IFSULDEMINAS – câmpus Inconfidentes, Melissa Salaro Bresci, falou sobre a influência da legislação na rotina escolar. Ainda no primeiro dia do congresso, a coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal de Borda da Mata, Maria do Carmo Moreira e a professora do pré I na Escola Municipal Francisco Souza Costa em Borda da Mata, Joyce Braga Nogueira, e a professora de 1º ano na Escola Municipal Elias José de Guaxupé, Suzamara Sarrassini, relataram experiências vividas em sala de aula.
Com o tema “Desafios de viver uma infância saudável nos dias atuais”, a psicóloga Rosa Maria de Lima iniciou as discussões no segundo dia do evento. Ela também integrou a mesa redonda que contou com a participação de mais seis profissionais. Gláucia Brandão Guilherme, secretária de Educação de Borda da Mata, Rosemary Cardoso Arruda Moreira, coordenadora da Creche e Cemei em Borda da Mata, Rosana Cristina da Silva Scavone, supervisora do Cemei e da Escola Estadual Dom Otávio Chagas no distrito Sertãozinho em Borda da Mata, Cristina Cruvinel de Guaxupé, Rosa Maria Bassani Morais, secretária municipal de educação de Arceburgo e Luciene Alves Silva Godoi, professora da Rede Municipal de Guaxupé.
Na tarde do dia 20/08, as educadoras visitaram o Cemei Professora Ana Maria Cabral e ainda houve relatos de experiências com a mãe de um aluno da Creche Madre Tereza de Saldanha, Rita de Cássia Rodrigues Faria, e da professora da Creche, Michely Lupércia da Silva. Com espaço para plenária, muitas dúvidas foram expostas, pois o cenário é novo para todas as escolas.
De acordo com a Secretária de Educação de Borda da Mata, Gláucia, “nosso grupo de estudos acredita que a data de corte ideal para ingresso no Ensino fundamental seja a referida nas Diretrizes Curriculares Nacionais, ou seja, deverá ser efetivada apenas para as crianças que completarem seus 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no Ensino Fundamental de 9 anos e, portanto, antes desse estágio todas as crianças deveriam estar na Educação Infantil. Valorizar a infância é o direito mais fundamental das crianças, o que se pretende afirmar é que o ingresso precoce no Ensino fundamental viola os direitos fundamentais das crianças pequenas.”

Encontro Educação (3) Encontro Educação (4) Encontro Educação (5) Encontro Educação (6) Encontro Educação (7) Encontro Educação (8) Encontro Educação (9) Encontro Educação (10) Encontro Educação

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.