Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretário de Estado de Turismo participa do Madrid Fusión na Espanha

 Maior congresso de gastronomia do mundo homenageia Minas Gerais

 O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, está participando, ao lado do governador Antonio Anastasia, e de outras autoridades, do Madrid Fusión, o maior evento de gastronomia do mundo, que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Madrid, na Espanha. Desde 2002, quando o congresso foi criado, apenas países tinham recebido a homenagem. É a primeira vez que um Estado é escolhido para ser homenageado.

Para o secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, a tradição da gastronomia mineira também foi fundamental para que o Estado fosse o homenageado. “A participação do Governo Estadual e da iniciativa privada mostram, mais uma vez, a união de esforços para consolidar o projeto de internacionalização de Minas e firmá-la como o Estado da Gastronomia”, assinalou.

Em entrevista coletiva durante o evento, Anastasia explicou como o Governo de Minas começou a investir na área: “Minas Gerais já tem na gastronomia um de seus valores mais importantes, já, por séculos, reconhecida como uma gastronomia especial. Assim é sentida não só por brasileiros, como também por aqueles que nos visitam de fora. Resolvemos investir muito na imagem de Minas Gerais. Fizemos, nos últimos anos, um grande esforço para tornar o Estado cada vez mais conhecido e nos indagamos qual o cartão de visita que temos. Foi feita uma pesquisa e o percentual expressivo de cerca de 22% dos que visitam Minas referem-se à gastronomia. É um valor extraordinário. Então, resolvemos investir na gastronomia mineira”, afirmou o governador.

O idealizador do Madrid Fusión, José Carlos Capel, que esteve em Minas no ano passado para conhecer a culinária mineira, foi enfático ao dizer que, no Estado, “há uma paixão, um interesse pela comida”. “Aqui, há ações públicas concretas de apoio à gastronomia. Eu não conheço ações parecidas em qualquer outro Estado”, declarou.

 

Chefs mineiros

A organização do Madrid Fusión convidou 15 chefs mineiros para apresentarem um pouco mais sobre a gastronomia mineira: Beth Beltrão (Virada’s do Largo); Edson Puiati (Senac Minas); Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica); Eduardo Maia (Festival Comida de Buteco); Felipe Rameh (Restaurante Trindade); Frederico Trindade (Restaurante Trindade); Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda); Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno); Leonardo Paixão (Taste-Vin); Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha); Dona Nelsa (Restaurante Xapuri); Pablo Oazen (Assunta); Paula Cardoso (Albanos); Rafael Cardoso (Restaurante Atlântico) e Rodrigo Fonseca (Taste-Vin).

Além dos mineiros, Alex Atala, o mais renomado chef brasileiro, também estará presente no festival.

Minas conta com dois estandes durante o evento. Um deles é institucional e contará com informações sobre o Estado e entidades parceiras e o outro terá produtos mineiros, onde os participantes poderão conhecer alguns itens da gastronomia do Estado e fazer degustações.

 

Produtos mineiros

Para representar as delícias da gastronomia mineira no festival espanhol, foram escolhidos produtos típicos que possuem grande representatividade no mercado internacional, como a cachaça, o café e o pão de queijo. A água mineral oficial a ser servida aos participantes serão as marcas Cambuquira e Caxambu, ambas de Minas.

 

Madrid Fusión

Neste ano, o tema do Madrid Fusión é La Creativida Continúa. Cerca de 1.100 jornalistas de diversos países fazem a cobertura. Além dos brasileiros, 41 chefs de outros 13 países estarão presentes no festival.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam