Edição impressaConfira a última edição impressa

Segunda etapa do Mutirão de Cirurgia de Catarata atende quase 200 pessoas em dois dias em Borda da Mata

 

A Secretaria de Saúde de Borda da Mata em parceria com o Hospital Geriátrico Afonsina Reis Megale realiza a segunda etapa do Mutirão de Cirurgia de Catarata na cidade, serviço oferecido pelo Governo de Minas.

De acordo com a secretária de Saúde, Nádia dos Santos Pádua, quase 200 pessoas de dez cidades diferentes foram atendidas entre os dias 13 e 14 de abril “são pacientes de Heliodora, Turvolândia, Tocos do Moji, Bom Repouso, Senador Amaral, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Natércia, Silvianópolis e Borda da Mata.” Os pacientes de Borda da Mata passaram por exames de triagem no dia 27 de janeiro no Centro Médico Benedito Cobra Neto para constatar a necessidade de operar o segundo olho daqueles que já participaram da primeira etapa do mutirão, além de novos pacientes.

Uma equipe de 11 pessoas chefiadas pelos médicos Hernani Dias de Souza e Marcos Guilherme Silva realizam quatro cirurgias por vez “são dois médicos operando, duas macas para cada médico” afirma Milena, uma das técnicas em enfermagem da equipe, composta também por enfermeiros, fisioterapeuta, auxiliares em enfermagem.

Antes de iniciar o mutirão, a equipe médica se reuniu no corredor do hospital para fazer uma oração em agradecimento a Deus pela oportunidade de trabalhar pelo bem social e pediu bênçãos a Santa Luzia para que interceda em cada operação.

Uma das pacientes é Benedita dos Santos Silva de 74 anos, ela conta que durante uma reforma em casa, caiu cal em um dos olhos duas vezes e desde então, a vista só piorou “eu choro, choro sozinha de dor”. Acompanhada da filha, Juliana Aparecida da Silva Xavier, ela vai operar pela primeira vez um dos olhos. Juliana conta que “com o encaminhamento do médico particular dado em janeiro, num instante já conseguimos marcar”. Antes de entrar para a cirurgia, dona Benedita se despede “Se Deus quiser vai dar tudo certo, Deus há de abençoar todos nós.”

Maria Aparecida dos Santos de 79 anos vai operar o olho esquerdo, ela já participou da primeira etapa do mutirão e operou o olho direito, quem conta o resultado do tratamento é a prima e acompanhante da senhora, Maria Antônia Teixeira, “ela agora enxerga que é uma maravilha. Ela derruba as coisas, ela mesma pega, foi uma cirurgia abençoada”.

A primeira etapa do mutirão aconteceu no dia 22 de dezembro de 2011 no Hospital durante todo o dia e beneficiou cerca de 90 pessoas de cidades do Sul de Minas.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Borda da Mata

?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.