Semana Santa em Borda da Mata é marcada pela volta da encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em frente a Basílica
|A Semana Santa de Borda da Mata, de 05(Domingo de Ramos) a 12 de abril(Domingo de Páscoa) foi bastante movimentada e com muita reflexão. Mas o marco maior foi a volta da encenação da Paixão e Morte de Cristo e também da Ressurreição de Jesus, em frente a Basílica, na sexta-feira santa e no sábado.
No domingo de Ramos, houve a procissão saindo de frente de cemitério terminando com a missa na Basílica.
De segunda a quarta-feira santa todos os dias, às 8h, houve missa na Basílica para os estudantes. Na terça-feira à noite, teve a procissão do Depósito e na quarta-feira, às 15h, teve a missa dos enfermos e a noite houve a procissão do encontro. Todos esses dias também aconteceram confissões.
A quinta-feira santa começou com a missa do Crisma na Catedral de Pouso Alegre, onde toda arquidiocese participa. À noite, na Basílica aconteceu a missa da Ceia do Senhor, conhecida como Lava-pés(Instituição da Eucaristia). Também houve essa celebração no Cervo e no bairro São Judas Tadeu. Logo após, na Basílica começou a adoração ao Santíssimo que foi até sexta-feira santa ao meio dia.
Na sexta-feira, às 15, houve solene Ação Litúrgica na Basílica, no Cervo e no São Judas Tadeu. Às 19, houve o teatro de encenação e morte de Jesus Cristo, coordenado pelo Diretor de Televisão, Teatro e Cinema, José Lucas e apoiado pela Prefeitura. Depois, aconteceu a procissão do enterro, percorrendo várias ruas da cidade.
No sábado, houve Vigília Pascal no Cervo, Água Quente e São Judas Tadeu. Na Basílica, logo após a encenação da Ressurreição de Cristo, aconteceu a Vigília Pascal.
No Domingo de Páscoa, as missas foram nos horários normais e às 9h, tiveram batizados.
“É Páscoa. É a festa da vida que vence a morte. É a festa da esperança que é renovada no sangue redentor de Cristo. Hoje, ressoa na Igreja o grande anúncio:Cristo Ressuscitou ; ele vive para além da morte; ele é o Senhor dos vivos e dos mortos. No Senhor Ressuscitado, a morte e o pecado encontram um sentido aceitável, inserem-se num desígnio cheio de sabedoria e de amor, não mais causam medo, porque pertencem ao velho mundo de que fomos libertados. Renovados no mistério da redenção, somos todos convocados a viver segundo a luz do Ressuscitado, a sermos presença viva da alegria em Cristo, a tornarmos-nos novas criaturas”. Pe. Ramon, Pe. Daniel e Diác. Maurício desejam aos paroquianos e visitantes uma Abençoada e Santa Páscoa e agradecem à todos que colaboraram com a realização da Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.