Edição impressaConfira a última edição impressa

Setor de franquias cresce em 2011 e chega a 2,3% do PIB brasileiro

Crescimento só não é maior pela escassez de pontos comerciais viáveis

 

Números divulgados pela ABF, entidade que representa o setor de franquias, diz que o faturamento do setor cresceu 16,9% em 2011, bem acima do crescimento do PIB no mesmo ano, que foi de 2,7%. Ainda segundo a ABF, no ano passado foram abertas mais de 6 mil novas unidades franqueadas, gerando 60 mil novos empregos diretos.

 

No segmento de alimentação houve um aumento de 14,5% no faturamento, e a previsão é que continue crescendo em2012. Aparticipação do setor de Franquias no PIB foi de 2,3%. Rychard Curcovezki, Diretor de Franchising da Yogoothies, empresa franqueadora especializadaem Frozen Yogurt, alerta que ainda há muito espaço para crescer: “quando comparado ao mercado dos EUA, país com o maior número de franquias do mundo, percebe-se um abismo em relação ao Brasil. Lá, esse setor representa 14% do PIB, seis vezes mais que o Brasileiro”.

 

Curcovezki diz que há, hoje, uma grande fila de espera de empresários interessados no negócio, a espera de bons pontos comerciais para implantação da marca: “o crescimento em nosso setor tem sido grande, contudo o futuro franqueado deve estar atento, conversar com franqueados da rede e analisar com detalhes o ponto comercial que pretende instalar sua franquia”. Segundo o empresário, achar um local viável para implementar novas unidades é o maior entrave para os interessados em entrar no segmento. “Para esse ano, está prevista a inauguração de 43 novos Shopping Centers no Brasil. Porém, isso ainda não é o bastante para suprir a demanda por novos locais”.

 

Para o CEO da Yogoothies, a solução tem sido inaugurar novas unidades em ruas com grande movimento: “temos tido bons resultados com unidades de rua. Só esse ano já inauguramos duas lojas em centros comerciais em Campinas e Caldas Novas, e temos previsões para mais ainda no 1º semestre”. Curcovezki também relata que a empresa seleciona empresários para aproximadamente 20 oportunidades de negócios em shopping centers de todas as regiões do Brasil.

 

Yogoothies

A Yogoothies é empresa franqueadora especializadaem Frozen Yogurt. Foiapontada pela revista PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios) como a empresa de Frozen Yogurt com a maior nota em relação à Satisfação da Rede Franqueada.

Com apenas 18 meses de mercado, atingiu 30 unidades em operação e presença em 11 estados do país. A empresa é reconhecida por oferecer um Frozen Yogurt 0% de gordura que mantém as propriedades do iogurte, como seus aspectos nutricionais, aliado ao sabor e frescor de uma sobremesa gelada. No total, a Yogoothies trabalha com 70 tipos de Toppings diferentes, como frutas frescas, caldas livres de açúcar, cereais, entre outros.

Em2011 arede triplicou o seu número de unidades franqueadas e colaboradores diretos, atingindo um faturamento bruto de R$ 20 milhões e sendo responsável pela comercialização de 270 mil potes de Frozen.

Para 2012 sua missão é “ser diferente” e surpreender seu consumidor. Trará ao varejo, a partir de Abril, soluções inéditas de produtos a base de frozen yogurt.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.